domingo, 30 de janeiro de 2011

o belo e o bom

Odeio o inha da palavra bonita. Já fui brindada algumas vezes com esse inha tão menor e negativo.
Quando acontece, desce-me o espírito maligno dos antepassados transmontanos que dão a camisa e ficam nús mas que não aceitam ser destratados.
Bem sei que não fossem as estrias, celulites e gorduras e perdia mais tempo falando com o espelho num questionário arrogante de, espelho meu espelho meu quem é mais bela que eu?
Se tivesse um belo par de pernas apenas usava mini-saias e calções, mesmo de inverno, que as meias foram feitas também para essa exuberância, qual maria cantado e dançado num Foi ela, foi ela, foi... chamam de maria provocação.
Se tivesse a barriga lisa, as blusas ficavam-se pela cintura e não as puxava para baixo a qualquer movimento indecente.
Bem, na praia trocava o biquini azul recatado, pela tanga, a bem dizer para maior contacto com a natureza.
E se fosse mais parecida com o sô Santos não usava sutien.
E se fosse sempre verão os pés não conheceriam senão chinelos. E se fosse jovem apenas usava tranças e rabo de cavalo. Se fosse bonita não me maquilhava, se o ano todo fosse morena só usaria branco e vermelho, se não tivesse brancas, não pintaria o cabelo, se fosse loira passava a morena em três tempos, se as minhas unhas fossem compridas andavam sempre pintadas, se tivesse vistas largas, não usaria lentes progressivas, se fosse elegante não usaria preto, se fosse cínica não me ria nem ganhava rugas de expressão, se fosse polida não falava alto, nem de boca cheia, nem gesticulava, se fosse fina falava como as tias, se não fosse alarve fazia dieta, se não fosse malcriada não dizia palavrões, se fosse esperta não tinha a vida que tenho, se não fosse sincera não escrevia este post, se fosse rica ia-me daqui embora e se fosse astuta e dissimulada estava bem caladinha e sossegada babando e nadando num umbigo gigantesco, mas bonitinha, eu não gosto, não aceito ser chamada, não quero ser.
Bem sei que quem não quer ser lobo, não lhe veste a pele, mas dá para me chamarem outra coisa qualquer mais honesta?
Quando me chamam bonitinha só me apetece mandá-los à mãe, que essa sim deve ser bem bonitinha...

1 comentário:

anónimo disse...

Ó linda, então não queres ser bonita(inha)?
Mto bem. Já sei disso,mas nunca é demais avisares.