quarta-feira, 18 de maio de 2011

eu já fui assim

É. Eu já fui assim. Bonitinha. Rsrsrsrsrsrsrs. Com este ar de sonsa. Talvez a tentar, tentar o fotógrafo. Rsrsrsrsrsrsrs. Cândida e pura menina de 14, 15 anos. Arriscavam dar-me 17, 18 e isso divertia-me. Podia avançar com 16 para parecer mais velha sem que fosse excessivamente velha. Foi a maior surpresa do dia de ontem. Encontrar esta fotografia no facebook no album de uma amiga daquele e deste tempo. Estava eu a pronunciar-me sobre uma foto de meninas assim com este ar de sonsas e oferecidas ao mesmo tempo, quando leio a seguir uma pergunta. " E já viste a tua foto? " Eu nem fora àquele casamento lá da Vila Alice como poderia estar a ver-me? Mas de repente percebi que era um album, porque nestas coisas do facebook sou tão lerda que até doi, e fui clicando cheia de meeeeeedo. Que fotografia ela teria ali colocado? Eis senão quando, surge esta menina com o ar mais angelical do mundo e um nadinha triste para quem era feliz; devia andar na fase das paranóias com doenças, como aquela de que estava com o tétano só porque me espetei num pico de rosa, e tanto abria o maxilar e fechava que fiquei quase presa dos queixos e aí passei a despedir-me da família porque ia desta para melhor. Curiosamente a pessoa que mais me aturou essa tara foi precisamente aquela que colocou a foto no seu album. A Teresa. Minha amiga e comadre. Pois é. Fiquei feliz por me reconhecer na pessoa que também era, há muitos muitos anos. Não tinha esta fotografia comigo. É de passe, tirada no fotógrafo. Era um martírio. Odiava que me corrigissem a posição. Ainda hoje detesto isso. E me agarrassem no queixo e mo pusessem para cima. E me mandassem sorrir. Odeio gente estranha a tocar-me, dando ordens. Mas adorei ficar com a fotografia. Adorei que a Teresa a tivesse conservado. O facebook é fantástico. Tem mais a unir que a desunir. Obrigada Teresa. Ah, estou parecidíssima como o sô Santos. Tal e qual. Venha o primeiro dizer que não...

6 comentários:

Ana Maria disse...

Não eras sonsa não senhora! como diz a" outra"girissima! a tua filha é realmente a tua cara!| Quem dera esse tempo!!!

Anónimo disse...

Maria Clara que bonita que era. Ainda é, mas ´como sabe bem recordarmos o nosso tempo de meninas em Luanda.Gostei de ver esta foto.
bjnh Elena

Maria Clara disse...

Ana Maria, conversámos ainda há pouco sobre esta foto. De facto a Ângela é mesmo parecida comigo. Eu sou parecida com o meu pai. Ela é parecida com a minha mãe, por isso chego à conclusão que sou parecida com os meus pais. Que alegria!

Maria Clara disse...

Olá Elena! Eu até acho que não estou nada bem, mas tinha 15 anos...boa pele, bom cabelo, ingenuidade,stava na minha terra. com a minha família,uma vida pela frente, era feliz e não sabia...
BEIJOS amiga. Gosto de te ver por aqui, escrevendo.

Anónimo disse...

Que querida, minha amiga.
O ar cândido da idade da inocência.
Gosto mais de ti hoje, não é por nada, mas...
A.L.

maria disse...

Tão linda!