quinta-feira, 19 de maio de 2011

hoje serei tia

-Tia?
-Sim, querida? Tudo bem?
-Tudo bem, tia Clara.
O papá está a dizer que estamos a sair do hotel, mas ainda estamos na cidade...

E o meu coração se enterneceu. Tenho dois sobrinhos verdadeiros. Também me chamam tia. Nesta terra, só sou tia para eles e para os filhos dos amigos. Alguns. Ah, o Nuno também me chama tia.
Mas quando oiço uma voz sotacada chamando-me assim, sinto-me já em casa.
Vejo-me andando na cidade. Comprando os doces na rua. Sendo abordada na praia, na esplanada ou na igreja. Vejo-me com os amigos; e os filhos, sobrinhos e os netos dos amigos. Vejo-me Luanda. Comigo. Em mim empoleirada. Instalada. Completamente. E sorrio, logo pela manhã.
Hoje Luanda chegou a mim, assim, na voz duma menina que é quase sobrinha, e que me conquista a cada vez que me chama de tia.

Sem comentários: