quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

iluminação natalícia

Hoje quando vinha da Ilha, onde tenho ido todos os dias, passei pelo prédio da Sonangol.
Está bonito que só ele. Para quem não vive em Luanda e não conhece o dito prédio, fica em frente à Lello. Ocupa um espaço de esquina, por isso duas ruas. Numa delas, a que vai dar ao antigo largo D. Afonso Henriques, Obras Públicas e Casa Americana, a própria rua está enfeitada a azul e branco e os enfeites têm animação. Coisa linda sim senhora. Até parece que caem lágrimas do céu. Não sei porque chora o céu se é tudo tão bonito, se calhar sou eu a inventar, como sempre, mais que sempre, ou não, sei lá...
O prédio em questão tem um formato circular, quer dizer, nem sei bem, pensando nisso, acho que é semi-circular. Moderno. Imponente. À noite todo ele é luz a espelhar a baía, como aliás todos os prédios modernos que a marginal tem. Antigamente era a lua que beijava a baía e até que era romântico. Nos tempos que correm a lua tem rivais e esses são endinheirados. Já há fruta-cores pelas águas salgadas e noturnas e o romantismo já não é o que era. Mesmo para os que estão a a jantar no Cais de Quatro. É um romantismo que deixou de ser rosa e passou a vermelho, azul, verde, amarelo, enfim, multicor , mas Luanda é que ganha com isso. Imaginem-se em Las Vegas. É quase assim. Quer dizer, eu nunca fui a Las Vegas, mas acho que é assim.
Não estou a criticar. Longe de mim tal pensamento e muito menos palavras injuriosas. A minha terra é a minha terra e eu até que gosto de tudo bem animado e iluminado, graças a Deus, n'ganazambiê, amen, amen...
Mas vim aqui falar do que vi passando pela Baixa da minha terra, quando acabara de ver um pôr do sol,( luji, luji natural ), que o Criador nos dá e não cobra nada, apenas que cresçamos e agradeçamos e nunca nos envaideçamos ou sejamos ingratos. E o que vi foi o prédio da sonangol todo iluminado. E animado de movimento às cores a cada andar. Digno de se ver. Bonito mesmo. O único assim. A dar nas vistas que até me fez pensar que a Baixa até que merecia estar toda assim engalanada num luxo que é um regalo.
Aka, sukuama, mamãuê! Xé, olha a banga! Já mereciamos. Que béléza!
Não digo quem foi, nem que me cortem às postas como os chineses fazem aos cães e não sei se aos gatos também mas a minha querida Pitanga nunca, nunquinha que vai conhecer a minha terra, por causa dos chineses da Nova Vida, vizinhos dos meus amigos, portanto é assim, nem que me dêem uma paulada e me cozam com batatas eu vou dizer quem foi que disse mas ouvi enquanto contemplava a ganda banga do edifício da sonangol:
- Angola devia chamar-se SONANGOLA...
Olhei mais uma vez para cima. Para os lados. Para dentro de mim e perguntei:
- Porquê???????? Angola não está bem? Nome bonito esse. E dei comigo a negar esse novo apelido.
Não quero que a minha terra mude de nome.
Ai uê N'Ganazambieeeeê não deixa então...Angola também é minha, e tua, nossa, de todos nós. Não pode. Somos milhões e não meia dúzia. Yá?!

6 comentários:

Elizabeth disse...

Olá Clarinha, esse prédio foi o que mais impacto me causou porque esse quarteirão era ocupado pela Dantas & Valadas, um velho edifício, onde eu tive o meu 1º emprego. Fui muito feliz aí, no velho edifício. Mais tarde o Bruno trabalhou aí, embora por conta de outra empresa e aí tenho eu uma querida amiga que eu amo do coração. Ela já cá esteve em casa quando veio fazer um curso e tb já me ofereceu a sua casa em Talatando(?), pena eu não poder ir. Jokinhas Elizabeth

Maria Clara disse...

Oi amiga
Talatona, queres tu dizer. Quem vive em Talatona é feliz. Porque ajuda muito à felicidade viver em Talatona.
Um dia, querida, um dia ainda nos vamos encontrar nesta terra que ambas amamos muito.
Beijos muitos. Todos. É Luanda que está a mandar yá?

Anónimo disse...

ó minha não entendeste patavina da história da sonangola......é k aki tudo o k é grande e luxuoso é da sonangol......percebeste agora?????

Maria Clara disse...

Entendi sim.
Tema livre. Não te lembras das aulas de desenho no liceu feminino? Antão? Desenhei como quis.
Aka! A dois passos e tás a pincelar o meu desenho? Cuidado com o tira-linhas. Vais borrar o meu tema livre que é multicor como as luzes da Sonangol.

Anónimo disse...

põe então as fotos das lágrimas k tao a cair do céu

Elizabeth disse...

Ora ainda bem que existes para me corrigir! é isso mesmo! Talatona!!! A minha amiga diz que acorda a ouvir os passarinhos etc etc.Ainda não perdi a esperança de ir lá "instalar-me" pouco tempo, claro, para não ser xata. Continuo a verificar que andas nas nuvens. Disfruta que é o que se leva desta vida. Beijos Elizabeth