quinta-feira, 30 de dezembro de 2010

crepúsculo em Luanda

O primeiro pôr de sol em Luanda, visto da Ilha do Cabo, ontem.

6 comentários:

Elizabeth disse...

Pois é Clarinha! perco-me a ver estas fotos e faltam-me as palavras. Palavras para quê? Dizes tudo com uma fluencia que até parece que as fotos têm esse cheiro único que só África tem. Diverte-te e desfruta todos os momentos que aí passares. Bjokas. Elizabeth.

João Carlos Carranca disse...

Como ei 'invejo' a autora... eu queria ver esse .
bjs

Maria Clara disse...

Obrigada querida amiga.
Estas fotos que tiro e aqui venho deixar, mais do que para mais tarde recordar, são para todos os que vivem fora de Angola, mas têm-na no coração.
É a pensar em todos que eu armo em paparazi. Ontem levei uns bafos de um zungueiro porque achou, coitado????, mas achou que estava a tirar-lhe uma fotografia e bravou comigo.
Dizia: Dá a máquina " vê só, até parece que eu dava a máquina. A minha kamba que ia atrás, só para eu poder tirar todas as fotos sem caixilho, abriu o vidro e disse: Porquê? Achas que és importante e bonito para querermos tirar-te fotografia?.Cala a boca...
E pronto. Mas escapei de apanhar...Foi um gozo, porém percebo-os. Eu tbm não gostaria que me tirassem fotos sem eu autorizar.
Na verdade eu estava a tirar às acácias da rua, mesmo por detrás do Liceu Feminino. Se te lembrares essa rua está cheia de acácias que agora estão em flor. O zungueiro achava que era artista principal. Atrevimento!
Beijinhos. E kandandu de Angola e meu.
Fui na praia mas não mérgulhei. Me lembrei então do teu pédido, mas o mar estava boela e tive mesmo cagunfa.
Quando for no Mussulo vou 'mbora lembrar dos pédidos que me fizeram e vou mérgulhar, yá?

Maria Clara disse...

Boa noite poeta
Fiquei bué satisfeita de merecer um comentário. Quer dizer, o sol a se pôr na contra-costa da minha,nossa terra. Melhor, país.
Este pôr de sol é kuioso que só ele.
Hoje, naquela hora do tal crepúsculo feiticeiro, bizei e vi o sol mais lindo deste ano, enorme, vermelho, entrando na água deste mar que eu amo tanto, e deixando para trás um céu violeta, laranja, mágico, poderoso...
Esta terra dá inveja mesmo. Oferece tanto, mas tanto, tudo, com tão pouco...
Kandandu grande daqui deste sul, mais sul, até esse sul. Angola me disse segredando no ouvido e eu que não gosto de segredos estou transmitindo, que lhe manda beijos desde o planalto e o deserto, passando na capital até aí, e eu estou só obedecendo...
Yá?
Tudo de bom.

Elizabeth disse...

Clarinha, tás a rebentar de felicidade... continua assim. Beijo Elizabeth

Maria Clara disse...

E não é bom estoirar qual rolha de garrafa de champanhe,de felicidade de estar aqui? É buereré. Pra lá de bom, de bóptimo.
Sabes? Não se consegue explicar. Quando páro para pensar nas palavras que poderiam exprimir o que sinto, o meu vocabulário é muito limitado. Esqueci ou não aprendi as palavras que podem dizer o que a minha alma, que já foi no imbondeiro resgatar-se, sente. E se penso nisso, choro, numa emoção que não tem igual no mundo. Não estou a exagerar. Aliás, nem digo mais do que isto porque podia ser aos olhos de outros que não eu, um exagero exageradíssimo, no extremo...
Digo apenas, que estou que nem posso, tocando o céu com a alma.