sexta-feira, 24 de dezembro de 2010

Obrigada muito, tudo...


Há gente que eu amo. Muito. Tudo...

As crias. Sangue do meu sangue. Cordão umbilical. Laços. Âncoras. Um amor tão grande, tão grande, que até doi...Nada se lhe compara.
Há gente que amo muito.
A caçula, o mano Zé. Gente que lhe corre nas veias um sangue da junção do pai e mãe. Uma alma parecida. Como gémeas. O sorriso. A teimosia. A determinação. A lucidez. Os cabelos. A altura. O gosto. As lembranças. O mesmo ventre que a mãe carregou e onde estivemos. A primeira morada comum. Meus irmãos para sempre.
Há gente que eu amo eternamente. A lembrança do avô Carvalho. Avó Clara. Zita Fernandes. Tio Fernando, tio Acácio. Faty. Bety. Tui.
Há gente que amo muito. Bruno e Leandro. Na possibilidade de ser chamada de tia. Na possibilidade de ter jovens nos laços familiares que não são as minhas crias mas são o que de mais importante o mano Zé tem. A continuação do nome. Perpetuando o Sô Santos e a D. Celeste. O exemplo de que os jovens, os jovens do meu sangue são gente grande.
Há gente que amo muito. Como pai e mãe. O tio Augusto e a tia Fernanda. Estar com eles é estar em casa. Não é preciso falar nem olhar nem rir nem chorar. Basta estar...para ser feliz. E ouvir...clarita... como quem me beija a alma e me abraça o corpo me dando colo. E me leva para recantos da memória onde mora a minha infância de alegria e traquinice. E a adolescência inquieta e curiosa. E me devolve a mim. Gente que toda a gente devia ter como tios.
Há gente que amo muito.
Paulo e João. A consciência de haver mais família para além destes todos. Meus primos. A descoberta de que o coração ama muita gente. Minha dedicação de adolescência. Candengues lindos. Homens inteligentes, justos. O meu orgulho ontem e hoje. Sempre.
Quando penso em gente boa e capaz de endireitar o mundo, é neles que penso.
Mais gente que amo muito. ..Há o herói. Ai, o herói eu não amo só. Admiro de paixão. De exemplo e orgulho. E há a Lurdes, companheira de todas as horas do mano Zé.
E a tia Olívia. A Leonor. A Tila. A madrinha Regina.
Ha gente, muita gente que amo muito. E aqui cabem todos os meus amigos.
Minha Kamba Milú. Aka, amiga do peito esta. De tantas horas, dias e anos que até já lhes perdi a conta. Me aguarda amiga. Amanhã...estou a voar nas asas do pássaro livre para aterrar na passadeira vermelha que estendes sempre que vou, numas honras que nem sei se mereço.
Há a Susete, outra que tal.
Há a Julieta, Nela, Mena Lima, Arlete. Arminda. Fatinha.
Há a Manuela. Minha amiga como irmã de horas tão desesperadas mas também tão divertidas, outras e filosóficas ainda as restantes...
Há a Ana. Cristina, Pedro, Vitinho. Chico. Edgar. Zé Manuel, Célia, Isabel, Eduarda.
E ainda há lugar para Ana Rita, Joana, João, Mimi, Zezé, São, Linda, Mário, Hortênsia, Ana Maria, Rafael, Zé, Gil.
Leninha, Constância, Clara Lima, Celeste, Elisabeth.
J. R., Paula, GAFM, P.L.
Há gente que amo muito. Eu sei lá... por exemplo, Sónias, Pipoca, Filipe, Patrícia, Bruno, Lena, Mena,Susi...
Há gente com nome aqui que eu amo e também gente que aqui não tem nome, mas que está no meu coração. Tu...
São a minha gente. As minhas pessoas.
A todos, hoje, agradeço muito fazerem parte da minha vida. Permitirem, como dizia uma amiga muito querida, que eu respeito tudo o que há para respeitar, que eu seja rebelde mas Amor...
Bem hajam, minhas pessoas.
Festas felizes. Para os que acreditam que é possível sermos Paz e Amor, um Santo Natal. Para os outros, todos, uma quadra à maneira.
Muitos presentes no sapatinho.
Vou contar-vos um segredo, aqui que ninguém nos ouve porque estão todos distraídos com esta coisa dos preparativos para uma noite exageradamente gordurosa e melosa, dos doces e dos fritos, bbbbbrrrrrrr, A MINHA ÁRVORE DE NATAL, está pejadinha de sacos com presentes.
Bué fixe! Adoro presentes e detesto segredos, por isso já contei. Há lá alguns que são para mim. Até há de mim para mim, porque sou filha de Deus e gosto bué de me presentear. Não vá o diabo tecê-las e ficar a ver navios, ou...aviões.
Por falar nisso, amanhã é o grande dia em que vou poder dizer: É HOJE, É HOJE! Sukuama, estou que nem posso de excitação...
Minhas pessoas, passem uma noite e um dia de Natal como melhor souberem e quiserem, que é o mais importante, mesmo que queiram estar sozinhos e até na cama. Pouco bom, um natal na horizontal!
Kandandu para todos e mais para o Mundo em geral...

12 comentários:

anónimo disse...

O Mundo em geral agradece muito.
E retribui, desejando festas felizes e um bom Ano, na tua amada terra. Sê feliz.

maria disse...

O Tu sou eu? Ou alguém mais especial?
Estou na brincadeira. Eu vi que puseste o meu nome. Mto obrigada pelos votos.
Desejo-te um Bom Natal e uma óptima viagem. Vai maria clara. Vai ser feliz. E quando entrares no novo Ano, ergue uma taça de champanhe por todos nós os que estamos e os que já partiram que tiveram de abandonar o sonho de viver em Angola.
Aproveita tudo, clarinha. Beijos tbm para as tuas pessoas, as que ficam e as que vais encontrar.
Como tu tão bem dizes, um abraço de um tamanho sem tamanho.

mimi disse...

Oi Amiga
Desejo que tenhas um Santo e Feliz Natal, com todos que te são queridos, e com muita saúde, porque com saúde tudo temos.
Tem umas muito boas férias na nossa amada Angola - disfruta-a ao máximo todos os dias que lá estiveres. E dá um beijo grande a todos os meus manos.
Um xi coração da Mimi

Anónimo disse...

Agradeço e retribuo. Boas férias na banda.
Zezé

Anónimo disse...

Poucas horas a separam da felicidade. Que viva intensamente
esses dias, são os meus votos sinceros.

Muito obrigado.

GAFM

José Carlos Moutinho disse...

Ainda bem que amas muita gente...porque tenho a certeza que essa gente tambem te ama.
Tu, mesma, garota, és amor.
Gostaria que eu fosse esse Zé, que tu também amas.
Mas contentar-me-ei, com tua amizade.

Beijinho
BOAS FESTAS
BOA VIAGEM
BOAS FÉRIAS

KAMBA disse...

XÉEEE SUA MALAIKA,INGRATA DUMA FIGA SE DESKECESTE DE ME NOMINÁ??? VUCÊ NUM ME LISTOU AKI MÓ NOME!!!!FILHA DA CAIXA!!!!!!!CUMÉ ENTÃO? TAX A XEGÁ NA BANDA VAS VER SÓ O KI VOU TE FAZER....MAL AGRADECIDA!SE AMIZADE É ANSSIENTÃO DEIXA SÓ....SE VENS NO MÓ KUBICO NUM SE DIVIDIR CUNTIGO MÓ FUNGI E MÓ VINHO....

milú disse...

Não há direito maria eskeceste-te dum membro importante da familia ...o baba!

Elizabeth disse...

Oi, Clarinha! esta Elizabeth sou eu? Quanta honra tar no rol das tuas amigas! Desejo-te uma estadia com tudo de bom e que regresses de alma cheia. Um dia (quem sabe?) também eu me sinta como tu a "rebentar" de felicidade. JOCAS GRANDES Elizabeth

´constancia disse...

Obrigada Clarinha por me colocares no rol das pessoas que estão em teu coração. Só hoje aqui cheguei, mas ainda venho a tempo de agradecer os votos de boas festas e desejar-te um feliz Ano Novo. Beijinhos amiga

helena disse...

Obrigada Clarinha por não te esqueceres de mim. Por muitas voltas que o mundo dê, voltamos sempre a encontrar-nos e também gosto muito de ti. Sem dúvida. NADA É POR ACASO. E...faz-me o grande favor de seres feliz. maria luanda

Anónimo disse...

TUDO de BOM PARA TI e...para todos os quemais amas!!! BOM ANO!!