domingo, 15 de julho de 2012

noite diferente

foto tukayana.blogspot
Subitamente, sem que nada o fizesse adivinhar, chegou-me a possibilidade duma noite diferente.
Na praia, estendida ao sol, de conversa com um dos meus afectos maiores, experimentando a praia de Carcavelos, para a qual tinha muito preconceito, lembrar que há uns anos atrás foi notícia pelas piores razões, um arrastão que apavorou quem por lá estava gozando dumas horas de prazer, sol e mar, descanso, tinha tudo para ali continuar pois que após uns momentos numa esplanada muito zen, com empregados simpáticos e educadíssimos, saladas coloridas e saborosas, sumos naturais de melancia e groselha, estava ali,  saboreando a praia, o ambiente à volta; é preciso gostar disso também,  e nem o vento me incomodava apesar de feroz. Uma mensagem mudou tudo. Aceitei na hora.
Então às oito.
Saí da praia, corri para casa, tomei um banho, sequei o cabelo, comi uma fatia de bolo e chamei um taxi. Rumo à aventura. E ao trabalho. E ao desconhecido mundo de crianças de hoje. Que têm a fasquia muito elevada.
Se foi uma surpresa do outro mundo? Não foi. Foi o universo que fez a S. falar com a I., que por sua vez falou com a A., que por fim me transmitiu  a necessidade da S. E não foi porquê? Porque um dos caminhos para continuar a ser útil e realizar algum capital, pois que grão a grão a galinha enche o papo, é também este. Babysitter, quando os pais quiserem ir jantar com amigos, ao cinema, beber um copo, assistir a um espetáculo ou ir ao Optimus alive. Babysitter de filhos de gente conhecida, amiga, amiga das minhas crias.
Quando toquei a campainha estava controladamente em pânico. O Rafael é a criança com que lido mais intimamente. Bem sei que lhe dei banho, a papa quando chegou a casa dos que são hoje legalmente seus pais e que passaram a sê-lo naquele dia. Bem sei que tive filhos pequenos, sobrinhos, filhos de amigos meus, tudo em crescimento. Mas sei bem que estas três pessoas que ontem precisaram que estivesse por perto, são seres especiais. Sabia que eram especiais. Sabia que eram super inteligentes, educadíssimos, amorosos, sensíveis, cultos, mas, também por isso, porque podia dar-se o caso de não gostarem de mim eu estava para lá de nervosa.
Acho que correu tudo bem. Eles ajudaram muito a isso. Acho que já sei colocar uma fralda descartável de novo. Aquecer um biberão de leite com um pouco de chocolate, vestir um pijama a uma menina de 3 anos, linda que eu sei lá, com uns olhos maravilhosos e uma pele morena linda, deitá-la na sua cama e sair em bicos dos pés. Acho que já sei conversar com dois rapazes espetaculares, aquecer-lhes e preparar-lhes o jantar e a fruta. Fazer-lhes companhia e observá-los. Levá-los à cama, apagar-lhes a luz e desejar-lhes um sono feliz com bons sonhos.
Quando deixei o pedido para a reforma nas mãos duma funcionária da direcção geral do ministério da justiça em dezembro último,  estava serena. Decidira dum momento para o outro mas nem por isso essa possível precipitação me perturbou. Eu " sabia " que estava a fazer a coisa certa. No meu futuro desenhei esta ocupação e outras. E uma forma de continuar activa e suprindo a penalização a que vou ser sujeita. Sei que vai ser complicada essa parte. Mas eu consigo. Como ontem consegui, acho.
Hoje, olhando para a noite de ontem sinto-me tão feliz e grata... precisava voltar a esse universo de novo, mas com a idade e a experiência de vida que tenho. Precisava perceber se posso sonhar a possibilidade de vir a ter essa função de babysitter. Não sou pessoa para dizer que - adoro crianças. Mas fui professora durante um ano, de crianças de 7 anos. E estive 15 dias em Cascais a fazer as férias da directora do colégio, mulher de um amigo meu, quando tinha 25 anos, recebendo dezenas de crianças, às 8 da manhã sozinha pois que as minhas " colegas " entravam às 9. E brincava com elas, dava-lhes de comer, contava histórias, fazíamos desenhos,  punha ordem nos trabalhos, tudo até às 16 horas. E fui mãe de duas criaturas que não nasceram crescidas.
Gosto do universo infantil. E gosto das minhas crianças. Muito. Aquelas que estão próximas de mim. Que interagem comigo. Protejo-as com unhas e dentes. Tornam-me melhor pessoa.
Ontem estes três meninos lindos foram cinco estrelas. Gostei muito de ter passado o serão com eles. Aprendi muito. Com eles e por causa deles. Os pais estão de parabéns e sabem que sim.
Obrigada M.,  M., e ... M. É o que se pode dizer, 3 Ms.
Beijos nos vossos corações. Até um dia destes. 

Sem comentários: