quarta-feira, 21 de dezembro de 2011

jantar de natal

foto tukayana.blogspotApesar de ter crescido a ouvir guitarras e vozes amadoras cantando fados e desgarradas, apesar de ter ido aos fados com alguma frequência, sobretudo nas tertúlias ribatejanas, não sou uma grande apreciadora. Acho até que há demasiado choradinho, vitimização, dor de corno e machismo. Mas...uma vez no ambiente, sou contagiada pelas guitarras, pela voz, pelos poemas, pela penumbra, pelas velas ardendo nas mesas, pelos rostos dos que como eu escutam e gosto. Gosto muito.
Esta noite o ambiente foi óptimo. Gente que conheço há muitos anos. Com quem trabalho. Quer lado a lado, quer em estreita colaboração. É Natal. Os jantarem sucedem-se. Tenta-se a continuidade das relações à mesa dum restaurante, servindo como pretexto a quadra natalícia. Inscrevi-me tardiamente. Pensei não ir. E agora sei que faria muito mal.
O repasto foi agradável. Não faltou o caldo verde, o prato de bacalhau e o lombo no forno. Sobremesas. Frutos secos, bolo-rei, coscorões e filhós, que no Ribatejo chamam de velhozes, vai-se lá saber porquê. Também o abafadinho e a ginja se fizeram presentes e se deixaram beber.
A noite valeu a pena e a pena que tenho é que não se procure estar sempre como fomos todos capazes de estar neste jantar de Natal. Alegres, bem humorados, disponíveis. Em alta.
O saldo? Positivíssimo.
Nos tempos que correm, saldos positivos são um luxo, mas valeu...

1 comentário:

nuno medon disse...

olá. Ginja é muito bom e o convivío também. na semana passada provei Ginja e fiz um pequeno texto sobre isso. beijos e ainda bem que se divertiu.