sexta-feira, 23 de dezembro de 2011

doces de Natal IV



Rabanadas

Para as Rabanadas:
2 cacetes (de véspera) partidos às fatias com a espessura de 1 dedo e 1/22 litros de leite meio gordo 500 gr de açúcar 3 cascas de limão 2 paus de canela 24 ovos3 litros de óleo (pode ser necessário mais) açúcar e canela q.b.

Para cada Calda: (Devem ser feitas de véspera) 700 gr de açúcar 700 ml de água2 paus de canela 2 cascas de limão 2 cálices de Vinho do Porto

Preparação
De véspera fazem-se duas caldas, em tachos separados, levando ao lume todos os ingredientes, com excepção do Vinho do Porto, deixando-se ferver por 30 minutos. Fora do lume, adicionar o Vinho do Porto a cada calda. No próprio dia, levar a ferver o leite com o açúcar, as cascas de limão e os paus de canela. Deixar ferver por 2 a 3 minutos. Na batedeira bater 24 ovos até fazerem espuma.
Reservar. Dispor as fatias de pão em travessas e regar cada fatia com uma concha de sopa do leite adoçado e quente. Forrar a banca da cozinha com bastante papel absorvente, que se polvilha com açúcar e canela.
Num tacho de base larga, colocar 1 litro e 1/2 de óleo a aquecer. Passar cada fatia de pão pelos ovos e fritá-las em lume médio. Viram-se várias vezes até ficarem douradas. Retirá-las para o papel de cozinha e polvilhá-las com mais açúcar e canela. Mudar o óleo ao fim de umas 15 rabanadas. Levar a ferver novamente uma das caldas e mergulhar rapidamente cada uma das rabanadas, voltando-as umas duas vezes até largarem a gordura.
Escorrê-las com uma escumadeira e colocá-las nas terrinas onde vão ser servidas. Levar a ferver por um minuto a outra calda e deitar sobre as rabanadas.

Sem comentários: