quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

pela manhã...

Não posso sair de casa às 8,05 horas. Mas saio. E se isso acontece, e já se tornou curriqueiro, tenho uma converseta de ao pé de orelha com a minha hérnia. Prometo-lhe mundos e fundos se me deixar chegar ao TUT, num pelo amor da santa, que depois tenho juízo. Num, só desta vez herniazinha da minha alma...
E lá vou eu. Olho a paragem do TUT. Passo por ela num desprezo arrogante, a fazer contas de cabeça, que se não passou que passasse, que vou poupar 1,30€. Não há-de ser nada e hei-de chegar a horas. E voo. Como uma pata-choca, mas voo.
Olho o relógio. 8,10 horas. Boa média. Bem sei que é a descer mas nem sempre faço esta proeza dos cinco minutos até à paragem. À outra, que nem sempre me alicia a parar. E continuo a marcha escandalosamente apressada, para quem anda mal das cruzes. Eis senão quando, passa o TUT. Obscenamente apressado. Indiferente e altivo. Parece que até fiquei a ouvir sarcasticamente gozando num gozo que a minha ascendência não aguenta, um Uooooooooooooô monangambê, eu vou de carro e tu vais a pé...deixo escapar num kimbundo sotacadíssimo que só ecoa na minha mente a asneira mais cabeluda que lhe conheço do dialeto da lavadeira Lucrécia, quando dava berrida nos ladrões de mangas do meu quintal que passavam para a Escola 83 da Vila Alice.
A hérnia queixa-se, reclamando o incumprimento da promessa. Diz-me que quem se trama sou eu, não estando para me aturar.
Avisto o meu autocarro ao longe, parado numa paragem por onde já passei. Deixo de ser malcriada e sossego o espírito inquieto desta manhã, segunda, de Fevereiro, este mês simpático que costuma ser de carnaval mas este ano não é. O sr. margarido vê-me quando atravesso a rua. É o motorista da minha camioneta.
Relaxei que parece que até ouvi a hérnia suspirar aliviada.
Fico com a certeza de que hoje vou apanhar o autocarro na boa. E nem preciso de incomodar ninguém, como o mano Zé ou a Mena.
Que início da manhã...Aka!

2 comentários:

maria disse...

bonitinho, o teu texto.
Brincadeira. Gostei muito.
E as cruzes? Aguentas-te?

Anónimo disse...

Olá maria clara
Muito bom este texto.
Bem-vinda ao Tarrafal.
Angola já lá vai.
A.L.