sábado, 24 de abril de 2010

Um músico especial


Procurando música portuguesa, e como há muito tempo não ouvia Pedro Barroso, deparei-me com a menina dos olhos de água...mas o que me fez publicar aqui esta música foi o músico de pedro barroso, Carlos Dâmaso.
Este homem, fez durante vários anos as gravações das canções do festival de pequenos cantores de Torres Novas. Sem levar um tostão por isso. O festival era organizado e a sua receita revertia na totalidade, a favor duma instituição de pessoas com deficiência, o CRIT, da cidade de Torres Novas. Todos os que colaborávamos o faziamos sem qualquer benefício material, porém ele é um profissional da música. O pedro barroso emprestava estúdio que possui em Riachos, vila a 5 kms de T.Novas e Carlos Dâmaso perdia horas, dias, num trabalho do qual não via compensação monetária. Ouvia cada música concorrente e transformava-a com os arranjos que achava mais bonitos. Com as minhas canções fez sempre arranjos lindíssimos e não sei se também por via disso algumas vezes obtive prémios, para além de prémio da melhor letra. No ensaio geral estava presente e no dia do festival era quem fazia o som. Depois deixavamos de o ver até ao ano seguinte a partir de Janeiro, quando se pensava na realização de novo festival. Poderiamos sempre vê-lo nos espetáculos do Pedro Barroso ou no seu restaurante, de altíssima qualidade, em Constância, entre Torres Novas e Abrantes, uma vila, a vila poema, junto ao encontro dos rios Tejo com o Zêzere. O seu restaurante chama-se Remédio d' Alma e fica a seguir à ponte, junto ao rio Zêzere o qual recomendo vivamente. A mulher, Maria João, é uma pessoa fantástica e uma óptima anfitriã.
Estou a lembrar-me do dia em que foi o lançamento do livro Verdade ou Consequência, de autoria das minhas duas crias...não mais me esqueço da imagem do Dâmaso, todo vestido de preto, subindo as escadas do cine teatro Virgínia, com um ramo de rosas vermelhas na mão para oferecer à Ângela. Não batia a bota com a perdigota mas ele cumpriu o papel na perfeição, não desmanchando o personagem.
Há muito tempo, há mais de 3 anos que não " via " o Dâmaso.
Tive, subitamente, saudades dele. Desse seu jeitinho calmo, humilde e amigo.
Um dia destes, apareço-lhe no restaurante...
( esta foto não é minha, e diz respeito a uma rua de constância )

1 comentário:

Crenteoptimista disse...

Adoro essa música, "menina d'os olhos d'água"... Foi a música que o meu "marido" me dedicou, ainda quando andava a cortejar e tenho de admitir que para mim foi a gota de água que me fez transbordar. Ouço muitas vezes e tenho pena que a minha faixa etária mal a conheça.
Obrigada pela lembrança.