quarta-feira, 14 de abril de 2010

Pitanguices



Deito-me tarde e acordo cedo. Por culpa da D. Pitanga, este acordar prematuro. Passou a ser o meu despertador animado que me tenta puxar o lençol da cara que insconscientemente protejo. Não saberia justificar, calmamente, uma arrandela de pele arrancada.
"E dorme contigo? na tua cama? e tu consentes? nunca se viu... eu? Deus que me livre..." considerações que lhes adivinho na ponta da língua ao menor sinal de violência doméstica e animal. E, rio-me sozinha, pensando que seria apelidada de inconsciente se dissesse que não sei onde dorme depois de me ver adormecer. Na minha cama talvez, não sei... Não sei o que faz nessas horas. A escolha é dela. Confio...
D. Pitanga, habitante e companheira da casa, nem sempre sabe o seu lugar, mas sabe que preciso de dormir e não me incomoda, se não no despertador que a cada manhã- madrugada, insistentemente junto do meu corpo preguiçoso, se anuncia. Atiro-a fora, tapo a cabeça, chamo-a de bebé, fofinha e outros inhas e ela persistentemente insiste até que me viro para ela e lhe dou poiso. Senta-se nas minhas costelas almofadadas, estica as patinhas para a frente, de uma vez, e depois, recebo a primeira e única festa do dia, com as unhas recolhidas, numa almofadinha macia de quem parece estar a acariciar uma flor. Este o seu jeito depois de me despertar.
A minha D.Pitanga tem ciúme apenas do meu computador e do telefone. Salta para o meu colo e no telefone ronrona que quem está do outro lado até se retrai nas coisas que diz porque sabe ter outra ouvinte e no computador ensaia-se também a querer escrever. Se a música sai dele, fica atenta, olhando para mim, deitando-se no meu colo como bebé.
Hoje a Pitanguinha acordou-me às 6 horas e não mais me deixou dormir. Agora, hora de me levantar faz tempo, deitada ao meu lado parece dormir num abandono de tanta ternura que não fosse eu ir trabalhar, também me abandonava no sono que me falta dormir.

3 comentários:

david disse...

ohhhh que linda!!! leva-a contigo para o trabalho!
beijo e bom dia

Maria Clara disse...

O teu beijo fez o milagre hoje. Acordei com a Pitanga e com a MACACA também. O tempo está triste e tenho tantas saudades tuas meu filho, tantas tantas...beijos, muitos,todos.

maria disse...

a tua pitanga é uma doce gatinha.