sexta-feira, 23 de abril de 2010

Parabéns caçula


A D. Celeste tinha um barrigão imenso. Gravidíssima, mantinha o sorriso que a caracterizava. Feliz, com o seu bebé por nascer. Sim, porque não sabia que era uma menina. Naquele tempo não se faziam ecografias, senão, lá estarias tu, muito profissional, tomando conta da sua preparação, ajudando a deitar-se, a pores-lhe o gel e a falares-lhe com carinho, como é teu apanágio, para que ela se mantivesse calminha durante o exame a ver se estava tudo bem com...tigo.
Eu observava-a, do alto dos meus doze anos. Há quarenta e dois anos, neste dia, não almoçou. Estava indisposta, mas eu não desconfiei.
O pai quis que fosse de ama seca da tia Lurdes, ver o tio à Casa de Saúde de Luanda, e como o pai mandava eu obedecia mas...tão contrariada! Eu não gostava de andar com a tia Lurdes. Chegara de Trás-os-Montes. Usava tótó na cabeça e trocava os bs pelos vs. Sentia vergonha dela. O povo não perdoava e chamava de " biacas " acabadas de chegar do " puto " e eu odiava aquilo. Não estava certo gozarem com a pobre, mas a mim também me chegava uma vontade maligna, quando ela os chamava de pretos. De forma que muito amuada, puxando todo o lábio que tinha, para a frente num beiço descomunal, lá fui.
Às cinco horas regressamos de taxi, que a tia Lurdes resolveu chamar, por ser um pouco longe da avenida; é que ela na ida, teve que se aguentar à bronca. Eu andava que me desunhava por aquelas ruas e fiz questão de lhe mostrar que Luanda tinha que se aprender e não andar com muleta ( neste caso, eu ) .
Assim que o taxi parou, a Fatinha Garnacho, saltou do muro. Da nossa bancada de luxo. De onde avistávamos tudo o que a avenida oferecia. De onde atirávamos ganchos, ou papéis que colocávamos nas borrachas de prender o cabelo, às pernas das mulheres que esperavam o 16 que ia para a Terra Nova ou o machimbombo do miungo, que ia para o Cazenga. Do muro que me fazia cair e voltar a trepar. Que era palco para as minhas cantorias e danças e até correrias. Do tal muro onde parti o braço e a perna e outros afins. Afinal, o nosso muro...
A Fatinha correu para mim numa animação tal, que eu suspeitei. Clara, clara, clara, a tua mãe já teve bebé! É uma menina. Vai-se chamar Ana Paula...
Entrei louca da vida, na loja. O pai visivelmente feliz, como um menino, a quem acabaram de dar o seu brinquedo mais precioso, de lágrima no olho, disse: Clarita, a mãe tem uma menina. Vai-se chamar Ana Paula. Ainda respondi: Queria que fosse Paula Cristina. Não. Vai ser Ana Paula. Ainda bem, né? Estás farta de me dizer que Ana Paula é mais bonito. Hoje, até concordo.
Quando te olhei a primeira vez, linda, mas tão linda que nunca mais voltei a ver um bebé tão lindo como tu, soube que te amaria o resto da minha vida. Como irmã. Como mãe, como amiga. Tudo o que é possível amar.


Minha irmã caçula...
Muito parabéns. Que este dia se repita por longos anos. Que tenhas muita saúde e que Deus continue a capacitar-te para que sejas forte como o tens sido até hoje.
Que sejas muito feliz. Sei que tens uma natureza feliz, mas aka, minha irmã, a vida tem sido muito ingrata contigo...
É difícil escrever de ti e para ti porque sou pequenina ao pé da pessoa linda, extraordinária, singular, rara, que tu és.
Só te quero dizer que és a pessoa por quem tenho mais admiração, na vida.
És a minha heroína.
Deus deu-me o privilégio de te fazer minha irmã e o que lhe peço é que noutras vidas futuras ( porque nós acreditamos ) continuemos unidas. Quero continuar a aprender contigo a ser mais humilde, mais tolerante, mais bondosa, mais especial...
Obrigada por seres essa pessoa única, a mais, de todas as que conheço.
Obrigada minha querida.
E um abraço maior do que todos os que já dei. Tão grande que não caiba em todas as eternidades que existam e para todo o sempre.
Logo à noite vou cantar-te os parabéns, comer bolo de bolacha e dar-te o presente. Ou será que é mais do que um?
Surpresa!

4 comentários:

EE disse...

Olá Clarinha! Também te quero dar os parabéns por seres uma irmã tão terna. Beijinhos amiga.
Elizabeth

Ana Paula disse...

Eh lá!!! Poças,poças... A Angelita disse que era mesmo para chorar...Aquilo sou eu???? Continuo a ser eu??? Sei que (segundo consta) era linda quando nasci. O pai uma vez até disse a um amigo que era uma boneca que alguém tinha trazido de Portugal e essa pessoa só deixou de acreditar quando chorei. Pronto, fazer o quê?? ou se nasce assim ou não :-) Escolhi bem esta família. Somos todos lindos! coisa rara, é certo, mas é a realidade. Como o vinho do Porto, vamos ficando cada vez mais apurados, deliciosos e com um requinte muito particular (achas que estou a exagerar na presunção?). Mas como está escrito naquele livro que tu gostas muito e que eu não (só porque toda a gente adora e não me apetece gostar por isso): " Um monte de pedras deixa de ser um monte de pedras no instante em que um único homem o comtempla acalentando, dentro dele, a imagem de uma catedral". É assim que somos.Que nos vemos. Ainda por cima somos quase todos do Benfica e não há catedral mais bonita que o estádio da Luz... ehehehehehehhe. Sabes que nunca sei dizer nada de jeito. Muito obrigada por me sentires assim. Gosto muito de ti. Para a vida ser mais fácil e bonita vocês tinham de existir nela. A minha frase quando nasci: "Creio que, seja onde for que a tua viagem te levar, existirão lá novos Deuses à espera, com divina paciência ... E risos...

Maria Clara disse...

Beijos, querida. Muitos, todos e abraços de um tamanho sem tamanho, como daqui até onde a nossa vista e o nosso coração já não consegue alcançar.

Anónimo disse...

TAVA EU XEIA DE BOAS INTENÇÕES DE DAR OS PARABENAS A CAÇULA, A REFORÇAR O K A KOTA MAIS VELHA DISSE ETC ETC MAS AKA PAULINHA ESTRAGASTE TUDO COM ESSA DO BENFICA.....
K SÃO UMA FAMILIA BONITA CONCORDO E ASSINO POR BAIXO MAS ......COMO NÃO HÁ BELA SEM SENÃO TINHAM K SER LAMPEÕES......K PENAAAAAAAAAAA