sábado, 24 de abril de 2010

Será gripe...A?


Fiquei na cidade do Almonda, este fim de semana. Ando adoentada desde o início da semana e não me senti com coragem para ir para a capital. Aqui, na província...se calhar estou melhor. O Santa Maria e as suas urgências são de estalo e o Hospital da Luz, apesar de ter contrato com a ADSE, de estalo é. Este por outros motivos. Se me fazem exames saio de lá moribunda com a carteira cheia de um vazio deprimente.
Assim como assim, o meu irmão acha que é gripe A. Até prescreveu medicação e tudo. Se eu fosse na conversa...um homem que tem mais medo de médicos que eu de ratos. A minha chefe, na sexta-feira, deu-me um nome de charope, que nem fixei porque não tinha idéias de comprar, e maxilase é que era, dizia ela, perfeita conhecedora do mal dos outros. A Manuela colheu erva cidreira de um canteiro e lá fui para casa toda ramalhuda para um chá perfumado. E eu comprei o genérico do benuron e pronto. Se isto acaba por passar com o tal do genérico fica-me a doença barata. Setenta e sete cêntimos. Nem queria acreditar, mas pronto, é mesmo esse preço. A febre vai e vem conforme o comprimido, é claro, e vou mesmo que ter que fazer uma visita ao sr. doutor. Não tenho médico certo. Dispensei o médico de cerca de 28 anos e desde aí nunca mais fiquei doente, o que não deixa de ser curioso. Mas e agora? Precisei de ter médico de família no centro de saúde, há 2 anos quando fui a Angola, pois a vacina da febre amarela prescrita por médico facilmente é dada no centro de saúde de Sete Rios. Uma amiga dos serviços de saúde, tratou-me de tudo e lá fui conhecer o senhor. Bem!...uma consulta como o tal " meu " ex médico não me fazia há anos. Não gostei. Médico que é médico tem que ter cara de médico para que eu confie. E acabou com o resto quando me disse que ainda precisava de perder uns quilos. Ai se o senhor me visse agora...há 2 anos estava com um peso de top model, que as invejosas até me diziam que estava anorética. Quem me dera estar anorética nos tempos que correm.
E pronto, como eu só queria o papelito a dizer que podia apanhar a vacina enfadou-me tanta conversa e ainda por cima no centro de saúde que é tudo pepe rápido.
De forma que não sei não. Esta febre tem que desaparecer, as dores de cabeça e do corpo todo também porque eu não posso ficar doente. A Pitanga não trata de mim. Anda a adorar que eu esteja neste estado pois assim estou em casa o dia todo e na cama o que para ela é ouro sobre azul. Deita-se ao meu lado em cima de uma almofada e parece ela que também está com gripe A...
Só sei que isto se não fosse uma comédia era uma tragédia sem tamanho, por isso vou-me rindo e aproveitando este estado um pouco febril para descansar, estar no computador, escrevendo, lendo o que por aí se escreve, vendo televisão e falando ao telefone com uns e outros.
Recebi um convite para jantar mas recusei. Recebi um convite para almoçar amanhã e esse já aceitei, porque dois dias enfiada entre quatro paredes é muito e não matei ninguém.
E depois quando me dizem que é para comer arroz de feijão com ovas fritas, não há febre que me impeça de tentar a primeira garfada, porque o apetite também já lá vai. Não é que faça falta, mas dava-me jeito depois, quando já me tiver passado a dita gripe A.
Zé, só tu...

7 comentários:

sp disse...

Só posso dizer que este cantinho cada vez está melhor, parabéns pelo que essas mãos escrevem. bjs, Bom week end

Anónimo disse...

se estivesses na banda dizia k era paludismo mas como já saíste da banda há bué......cuida-te maria....
hoje, ou melhor ontem, deves ter tido as orelhinhas a arder, eu e a nossa amiga Suzete tamos no Rio, e como é evidente era impossível não falar em ti.....já lhe dei o teu blog, diz k vai espreitar...
essa febre não terá a ver com a garganta????

Maria Clara disse...

Não é amiga? Também pensei que podia ser paludismo. Será que passados 4 meses isto ainda pode dar? Eu fui picada bués nos pés, lembras-te? esquecia-me do repelente...beijos, muitos, todos, para ti e para a Susete. Boa viagem de volta a Luanda, e lembrando a amiga Susete, uma boa aterragem.

constancia disse...

Desejo que estejas recuperada da tal gripe, seja ela qual for. Um beijinho da amiga Bolinha

kamba disse...

vucê num tens emenda memo! antão agora tax te dar de muinto emportante caté a gripe k desde pikeno sempre ouvi nas kotas lhe xamarem gripe ou cunstipação, tax te axar k és boss ou kê na GRIPE lhe acrescentaste cum ela um A....
mas até na palavra gripe A num entra....pôco ki xtudei, através das réguada ki a prófesora nos brindava e até akeles mambos ai cumé então se eskeci, ah já sei , PALAVRAS DIFICES (deixa mana é xufrimento ou kê, nos obrigavam escréver akeles mambo k erraste bué de taimes),avante então(ker dizer continuando), juro pru sangue de CRISTO ki nunca ki vi nem na ardósia nem no quadro preto ki xcreviamo cum giz(só a cumixão no nariz) nunkinha memo vi xcrever ki gripe tem lá um A..
pode ser ki aki num deram inda nas noticia da TPA ki agora a gripe lhe acrescéntam uma letra conforme o nome do país onde ke a pessoa mora, asim tá bem, já entendi, mas tamém você não podes informar ki tax cum a gripe A, pruke aí no puto, a letra é P...nós ki tamo aki na banda é ki pudemo falar ki tamo cum gipe A, de Angola, o teu canuco ki tá na frança pode falar é gripe F, tax intender?????? tax burra ou kê???? o intendimento se apanha paulatinamente, portanto não fica muinto dificel.... cada país a gripe tem sua letra, memo ki tax cidadã da banda só se apanhas aki na banda é k fica A.....agora também se cumplikei num sei se vás dizer ki é gripe P, do puto, ou T, da tuga, vou esperá mó subrinho ki ta faculdade pra mim
desfazer o paradoxo.....(xeee mana me falaram assim num sei se é boato ou kié, afinal ele cumprou cértificado farso no cazenga, ta memo na faculidade mas parece num tem nem 4a classe...)mas ta nos obrigar xamar DOUTOR.....eu só lhe olho......kem num tem cão caça com gato se não tens gato caça com papagaio, mó avó falava assim.....
prontos vou já zagaiar, mete lá nos pés vick, de noite quando vaz na cama, carça uma meia de manhã se admiras gripe já foi........
fica lá bem ya? vou mbora dormir, os cispes(pés) tao inframados através do cansaço..
mungwenu!

Manuela disse...

Cá para mim é gripe suina a menina acompanha muito com leitões.

maria disse...

Ainda não foste ao dótor? Cuidadinho contigo. Olha que quero continuar a ver as fotos de Angola. Quando acabarem, então...e... prontos não é?