sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Boa!

Ia eu a dobrar a esquina, quando o autocarro passa na rua principal. Pára em frente à mortuária. As miúdas que apanham o TUT não me viram. Teriam avisado o sr. margarido.
Irrito-me com a idéia de pôr culpas noutros. Acho imoral. Quase sempre a culpa é nossa. Sair mais cedo de casa é uma hipótese, outra dar corda aos atacadores. Outra ainda não me distrair com o meu ex-vizinho que anda obsecado com a educação (?) e interrompe a minha marcha, saindo-me ao caminho de repente com um aviso, quase uma ameaça.
Aqui é que ela impeça, como dizem nesta região. É que eu não queria atribuir culpados para perder o autocarro numa paragem que me dá muito jeitinho e não me cansa tanto. Mas esta criatura que eu conheço há mais de 100 anos, cismou comigo e não posso sequer ir apressada, ou fingir que não a vejo. Ele marcou encontro comigo diariamente e não me avisou. E deve andar pouco compensado nos remédios que cada vez custam mais e sendo crónico andará certamente a empreender nisso e eu é que as pago.
- Então???? Bom dia vizinha. Está boa ou não quer dizer?
- Olá bom dia, digo eu enfurecida e com uma louca e injusta vontade de o mandar para o ....... não digo porque nunca mando ninguém para essa coisa horrível de se dizer, mas que ultimamente, na ala de trás do autocarro é o prato da manhã. Quer dizer, nem sabem dizer mais nada, desde vai para o c......, a, és mesmo um...... ou, ó meu c......, e ainda, olha-me este c......!, isto nos dois quilómetros, que distam da estação à escola. Mas este Então??? deixou-me a ferver. Querem lá ver esta criatura que nunca foi vizinha, que só me conhece por viver num bairro perto duma casa onde eu vivi em tempos e também do tribunal de t.n.! Então??? Era pastor, diria eu se fosse miúda. Então??? tive de andar mais 1 quilómetro para apanhar o autocarro a horas de me pôr a milhas de ex-vizinhos e outros, tudo porque me saiu ao caminho e interrompi o balanço que levava para apanhar o meu transporte a tempo de poupar as solas dos sapatos.
Ando mal disposta. Até fisicamente. A minha paciência anda no nível zero. Quando entrei no autocarro, o motorista de bilhete na mão, disse: Hoje atrasou-se, ou quê?
Jesus Maria! Ou quê, senhor margarido? Quê né? Foi o que me ocorreu dizer. Mas mais uma vez ninguém tem culpa de nada e eles não sabem o que dizem nem a quem o dizem. O respeito já não é o que era e nem as medem. Tal como os da ala do fundo, os putos que hoje surpreendentemente me deixaram espantada se é que eu ainda me espanto. É que levavam música alto e ouviam-na no mais completo dos silêncios. Hoje não havia c......., para ninguém. E o mais surpreendente nem foi isso, foi a escolha musical. Primeiro Mafalda Veiga, depois Jorge Palma e por fim Sérgio Godinho no último álbum.
Quando a gente pensa que já viu e ouviu de tudo, percebe que esta malta pode não saber o que diz mas sabe o que ouve.
Boa!!!

3 comentários:

nuno medon disse...

olá. realmente foi azar, ter chegado atrasada á paragem, mas isso acontece. Contudo, desejo um bom fim de semana e a continuação de uma boa sexta-feira e um bom descanso para os seus ossos. beijos . estamos no Outono e já estamos no tempo das Castanhas, que adoro :) .

Maria Clara disse...

Obrigada Nuno.
É verdade, estamos já no tempo das castanhas. Força aí então para as saborear. Bom apetite e bom fim de semana para si também. Bjs

nuno medon disse...

olá.. o Apetite está a chegar..estivemos todos constipados aqui por casa e como tal por vezes, sento-me á mesma sem apetite. mas hoje já me apeteceu comer. Um abraço para si e divirta-se no fim de semana. Uma vez, em antes dos 13 anos, fui de ambulância para o Hospital de São João, por causa de ter comido muita castanha na noite anterior... quando ia a sair de Valongo, estava eu a pedir para pararem a ambulância porque as dores tinham parado, mas levaram-me na mesma. Os médicos disseram que tinha sido por ter comigo muitas castanhas...agora como-as com regra, quando se fazem, como umas 10, 15 castanhas.. é uma recordação que tenho em relação ás castanhas.. Beijos e que a melhora das Maleitas desta semana.