terça-feira, 6 de setembro de 2011

casa de produtos regionais




Esta é uma loja de produtos regionais de nome Joãozinho Padeiro. Fica em Chaves. E vende folares de carne, tão apreciados em Trás-os-Montes. Pelos transmontanos e pelos que os visitam, e à região.
Nas reuniões de família e amigos, nas festas, e sobretudo na Páscoa não pode faltar o folar de carne.
Cresci a tê-lo à mesa, na Páscoa, a cada ano. Quando a avó Clara esteve em Luanda, fazia-os e eram deliciosos. Talvez por isso, também eu nas festas, aniversários, fazia uma espécie de folar ou bola de carne, rápida mas igualmente deliciosa. A receita vai a seguir:

BOLA DE CARNE
Misturar 4 ovos inteiros, com uma medida de leite ( uma chávena ), uma medida de óleo e 3 medidas de farinha com fermento. Bater bem a massa e num tabuleiro untado com óleo de polvilhado com farinha, deita~se uma parte da massa. Por cima as carnes: Presunto, frango cozinhado ( cozido, estufado ou assado ) salpicão, chouriço, em suma qualquer carne que tenha e queira aproveitar. Por cima da carne a outra parte da massa. Pincelar com gema de ovo e enfeitar com rodelas de chouriço. Vai ao forno até estar cozida.
Esta é a minha bola de carne. A possível. Experimentem e vão gostar. Podem substituir o óleo por azeite mas terão que reduzir a medida para meio. Podem fazer esta massa com fiambre e queijo apenas, ou ainda com salsichas. Como quiserem. O que é preciso é criatividade e arte.
Bom apetite.


2 comentários:

maria disse...

Vou fazer esta receita, até porque é muito simples e serve de lanche para oferecer quando nos aparecem de surpresa, porque deve ser muito rápida a sua execução.
Estás à vontade, eheheheheh, para colocares mais receitas tuas. Estou à espera dos croquetes de soja.
bj

celeste disse...

Esta não é a verdadeira receita do folar de Chaves, se quiserem a receita eu dou.Bjs.