segunda-feira, 5 de setembro de 2011

renascer na praia

foto tukayana.blogspot Adivinham onde esta estrada nos vais levar? Obrigada, assim também eu. Depois de passar em Sintra, a gente vê indicação de Galamares, Colares, Praia Grande, Praia das Maçãs, Azenhas do Mar...
Pois, eu se fôr a Roma, ai vou ver o Papa, vou. E é claro que, depois de tanta montanha, tanta fraga, tanto castanheiro, tanto rio, tinha de ir desaguar ao mar.
Gosto desta estrada que me leva ao sonho de me sentar junto ao mar a ouvir o seu marulhar, a inspirar a maresia e a sentir a saudade não sei de quê, a doce sensação de que, dê as voltas que dê, é assim, olhando o azul imenso fixando a linha do horizonte que me vejo no sonho de regressar a casa.
Gosto literalmente de passar aqui por este caminho que atravessa Galamares, Colares e me leva às praias. Este caminho cheio de árvores de tronco longo e largo, perfiladinhas e em alguns pontos do seu percurso, tocando-se pela copa, como que fazendo um túnel por onde nós, felizes de nós, temos o privilégio de passar.
Volto a sentir que este lugar faz parte de mim e que aqui já vivi em tempos que não sei se existiram. É um daqueles lugares singulares onde me purifico e me sinto melhor pessoa, menos terrena e mais espiritual.
Almocei um peixinho na Praia das Maçãs. Sem doce de sobremesa. Que bem que me porto, se quero!
Fui dar uma espreitadela a Azenhas do Mar. E não podia deixar de ir dar um alô à Praia Grande. Excepcionalmente, ontem, estas praias radiavam de brilho, num sol lindo e apenas no fim da tarde a Praia Grande tinha aquela nebelina habitual por aqui. Foi bom passar a tarde ouvindo e vendo o mar. Espiar as ondas batendo nas rochas ou beijando a praia onde alguns banhistas aproveitam as tardes de domingo para um descanso e prazer merecidos.
Ainda de férias, não me posso queixar da vida. Brevemente tenho alguém que chega, a compensar outro alguém que partiu de férias. Os dias são agora solarengos e brilhantes. Amenos. Não me saiu o euromilhões mas não me importei. Ainda não emagreci dos quilos que coloquei em trás-os-montes mas lá chegarei, ou não.
Vivo o dia a dia e descobri que é o melhor que a gente faz.
Tenho amigos e tudo está no seu lugar...

2 comentários:

nuno medon disse...

olá! assim sendo, desejo-lhe umas boas férias. Se não tivesse dito que local era esse, eu não adivinharia. beijos e bons passeios

Maria Clara disse...

Olá Nuno
Obrigada.
bjo