segunda-feira, 29 de novembro de 2010

o gosto ao dedo

Não é segredo que adoro perfume. Faz parte do meu dia-a-dia, como tomar banho, colocar os óculos, lavar os dentes, pôr baton. Quando era candengue ficava completamente deslumbrada com as senhoras que se cruzavam comigo, cheirosas.
E com cómodas e pechichés com frascos de perfume.
Nomes como Marlene, Tabu, ou Chanel, aprendi-os de pequenina.
Lembro-me dos frascos enormes nas drogarias, para venda avulsa desses perfumes.
Quando comecei a trabalhar, com o meu primeiro ordenado de professora no Colégio Nossa Senhora de Fátima, gastei 505 escudos de 4 contos que ganhava para ir à perfumaria Romy, na Baixa de Luanda comprar um frasco de Madame Rochas. Soube mais tarde que era o perfume das hospedeiras.
Já usei muitos perfumes. Dos ocasionais, por oferta, o que é um risco, porque se não gostar não uso, e outros que se tornaram o " meu " perfume.
Gosto de cheiros fortes, doces ou amadeirados. Não vou com cheiros florais.
Gosto de entrar numa perfumaria, adoro perfumarias, e ter uma funcionária a dizer-me: Tenho aqui um perfume que é a sua cara.
Não sei se é marketing, mas a última vez que alguém mo disse, acertou em cheio. É efectivamente o perfume da minha vida. Como o filme, a música...
No sábado entrei na Douglas disposta a comprar uma marca que nunca usara. Por sugestão delas e aprovação minha. Perguntaram-me pelos perfumes usados. Quando disse Narciso Rodriguez, a menina sorriu que até os olhos se lhes brilharam: Esse perfume é uma coisa!...Esse sim, é um perfume de classe...Saí da loja sem comprar. Ando confusa. Os perfumes lembram pessoas. As pessoas lembram épocas. Como as músicas. Narciso Rodriguez lembra muito. Tanto que é melhor esquecer. Terei que gerir estas lembranças se quero voltar a usá-lo. Não porque me faça mal, não. Pelo contrário. Acrescento que quando voltei a Luanda depois de uma ausência de 33 anos, usava esse perfume.
Gosto de frascos de perfume. De miniaturas. Gosto sobretudo de frascos como este aqui da fotografia. Lembra-me velhos tempos em que eram as nossas mães que usavam perfume e nós proibidíssimas de mexermos nos pulverizadores mágicos.
O que me fez comprar este frasco foi o pulverizador. Para além de ter um cheirinho agradável, enquanto não me decido pelo narciso rodriguez, poison midnight ou um novo que nunca tenha usado. Adoro pulverizadores de perfume.

E neste intervalo que faço aos perfumes que conheço, vou pulverizar-me com este novo perfume que não será o perfume da minha vida, mas tem um cheirinho bom, que dá para todos os dias, tem um frasco bonitinho e um pulverizador. Vou fazer o gosto aos dedo...

Sem comentários: