terça-feira, 18 de dezembro de 2012

este mundo...



Apesar deste texto não ser uma estória, mais uma das muitas que vou contando, por vezes real, outras floreadas, não se sabendo onde termina a ficção e começa a realidade, inicio a dizer que era uma vez uma mulher que partiu há poucos anos deste mundo, infelizmente, pois que era daqueles seres que merecia a vida eterna.
Essa mulher cruzou-se comigo nos últimos anos por via duma desgraça que me aconteceu e que me aproximou de pessoas como ela, que foram verdadeiros anjos na terra com a missão de me protegerem.
Era uma mulher com mais de setenta anos, generosa, observadora, inteligente, sábia e desiludida com o mundo. E dizia amiúde e quando tinha notícia da maldade, da inveja, da traição e da violência dos homens uma frase bastante perturbadora: Este mundo já não é para mim.
Há seres escolhidos. Que nos marcam para todo o sempre. Acho, são aqueles por quem temos um respeito e admiração profundos.
Não são poucas as vezes, que nos últimos tempos eu própria repito este pensamento que apesar da minha amiga partir, ficou-me na mente. Sinto-o, perante a injustiça, a deslealdade, a mentira, a violência.
O fim de semana que passou, o mundo parou. Horrorizou-se e chorou. 
Há actos inexplicáveis. Que não parecem praticados por humanos.
Há actos que me fazem lembrar aquela mulher que comigo se cruzou e me enriqueceu um pouco mais a vida com a sua generosidade, sapiência e inteligência. Aquela mulher que nos seus últimos tempos de vida dizia com frequência que este mundo já não era para ela e que certamente este fim de semana teria dito repetidamente a mesma frase, sentindo-a, chocada, repugnada com o sucedido.
Eu recordei-a. E parefraseando Jesus Cristo direi também que " o meu reino não é deste mundo ", ou será que devo lembrar Saramago que disse " O meu mundo não é deste reino "?!
Todas as citações se encaixam e todas são poucas para retratar o sentimento de indignação, tristeza, incredulidade e impotência perante a monstruosidade d'um acto que infelizmente já não é isolado.
Na verdade, concordo em absoluto com Saramago. E direi que o meu mundo já não é deste reino.  

Sem comentários: