domingo, 23 de dezembro de 2012

conto de Natal




Era uma vez uma menina, que não sabia, porém era uma princesinha ingénua, alegre e bonitinha.
Teve como todas, o seu tempo áureo de encantamento por um príncipe e acreditou ser o sapato para o seu pezinho. E viveu encantada por algum tempo num reino que era o seu. 
Esta princesinha da estória, não via outro sol nem outra lua senão os que viviam na sua rua, à moda africana, no seu kimbo.
Um dia o príncipe mudou de rua, de reino e foi parar longe, pregar para outra freguesia, quer dizer, para um kimbo que já fora o dele. Mais temperado. Mais a sul. Conquistado. 
A princesinha ficou no seu casulo, triste, bateu o pé, chorou e não se conformou.
Dada a coisas de outros reinos, de outros mundos, e perdido por cem perdido por mil, foi bater à porta de um amigo. Daqueles kambas fieis que só não podendo é que não fazem algo pelos amigos. 
De novo a princesa viu a esperança no seu coração quando as cartas do destino ditaram a sua sorte. O amigo não era kimbanda, mas parecia.
Estavam no mês do Natal. O calor chegara à cidade. As vestes modernas de um tempo quente e húmido embelezavam a princesa que ansiosamente arfava, destemperada e dava-lhe novo alento, o destino escrito no baralho baralhado, cortado e lido de propósito para si,postas as cartas na mesa. 
Havia uma qualquer profecia no ar. Antes do dia de Natal, a 23 de Dezembro, o príncipe estivesse onde estivesse voltaria ao reino e procuraria a princesa.
Cresceu uma ansiedade na sua alma pura. Banhou-se duma nova luz. Embelezou-se de alegria. 
Naquele reino tinha acontecido uma desgraça e uma mulher muito jovem e com dois descendentes ainda pequenos, deixara de respirar. A princesa, por via disso esqueceu um pouco da sua estória, da profecia do seu amigo, da possibilidade de rever o seu príncipe.
Foi imcumbida de distrair crianças e adolescentes daquela família e fê-lo com agrado.
O dia 23 de Dezembro apanhou-a quase sem dar por isso. De surpresa. Deixou-se levar pelo dia, quase sem lhe pôr a vista em cima tal a distração. O sol pôs-se. Cansada mas de coração leve cumpriu a função o melhor que soube e pôde e quando regressava ao seu palácio viu surgir o seu príncipe encantado ao fundo da rua. Viu um sorriso maroto, brilhando no rosto bonito. Percebeu que a profecia se tinha cumprido. Chaqun chaqune. E acreditou.
E teve a certeza que aquele seria o seu príncipe para todo o sempre. Forever, para reforçar o conto.
Houvesse as guerras que houvesse. Comesse até o pão que o diabo amassasse, estavam predestinados.
Estabelecessem as regras, as leis que quisessem. Nada que os homens fizessem iria alterar essa ligação que já vinha de outras eras. Outros mundos, outros planos, outras vidas.
Mudou-se o reino. Mudou-se o século. Mudaram-se as vontades. Mudaram o príncipe e a princesa. Mudou o amor. 
O dia vinte e três de Dezembro ficou para sempre como um marco. Uma mudança. Uma profecia. Uma prova que o universo faz milagres que os homens não conseguem decifrar nem impedir. Foi o dia 23 como podia ser outro qualquer, 12, 29 ou outro. Tem piada porque hoje é 23 de Dezembro. O dia dê. O tal do gostinho especial. Aquele que originou este conto de Natal. 
Passaram muitos anos. O príncipe existe e reina em terras distantes. A princesa existe e não governa nem se deixa governar. Mas tem memória. Que não é curta.
E hoje recordou o conto de natal mais feliz que lhe aconteceu nestas andanças de sonhos e encantamentos, amores de trazer por casa e reinados que estiveram para ser mas nunca foram seus e sentiu a saudade de acreditar em milagres. E de novo ouvir o Carlos Lamartine como naquele dia, naquele conto de Natal.
Porquê que sei? Porque a princesa era eu. 

Sem comentários: