terça-feira, 19 de julho de 2011

os espertos do facebook

Ontei postei aqui Nelson Mandela, dando os parabéns ao homem único e extraordário exemplo vivo de Liberdade, que África possui. O orgulho africano.
Também publiquei na minha página do facebook, a mesma foto, e as mesmas palavras. Foram algumas as pessoas que comentaram. Hoje dei-me conta que alguém que conheço há muito, foi ali comentar. Já mais de meia dúzia o tinham feito Esta, raramente o faz. E o seu comentário, aparentamente inofensivo, foi de reparo. Na minha cultura e não no meu português. Escrevi Mandila e não Mandela. A criatura escreveu apenas: É Madiba e não Mandila. Só assim. Eu podia não saber que Madiba é o nome com que o seu clã carinhosamente o trata, mas sei. Eu podia até nem saber; para isso existem as mensagens, onde podemos trocar opiniões, saudações e correcções e onde ninguém entra, a menos que as façamos públicas a uns quantos. Eu podia até ter escrito mal por ignorância, mas não se faz o que esta criatura fez. Ninguém corrige o português mal escrito, no facebook, quanto mais o que nos parece ser ignorância cultural. Não estamos ali para dizer uns aos outros, ei, pssssss, não sabes escrever, meu? Olha que é com é e não com i, ou, onde é que estás com a cabeça que só dás calinadas? Meu, vai p'rá escola aprender o bê á ba. Seu matumbo, pensas que estás aonde, atrás do sol posto? Comê quiê, lês pouco, vai-te instruir mazé. Não. Ninguém de bem faz isto. E muito menos publicamente (?), sim que no meu caso tenho 400 e tal amigos do facebook. Se alguém que nos conhece quer mostrar, não a nós, mas a quem nos lê com assiduidade que é culto e nós somos uns ignorantes, armados a bestas, esse alguém é para lá de atrasado mental. Mas não lhe chamei isso porque é um preconceito com quem tem deficiência e não me parece bem que o faça. Mas acho que está a um dedinho de ser bloqueada, esta criatura, que nem parece que me conhece de outros carnavais, bem como à minha família, e vice-versa. Já lhe dei o benefício da dúvida a um comentário que fez em resposta a uma amiga minha e por sua causa tive que pôr ordem nos trabalhos e no seu lugar e pedir desculpas à minha amiga pela má educação da criatura. À terceira...nem o respeito à memória da sua família me fará vacilar. Será de vez.
Ó'méssa? !!! Já uma pessoa não pode chamar a Nelson Mandela, Nelson Mandila...
Querem lá ver!!!

3 comentários:

nuno medon disse...

olá! será que a pessoa que comentou, nunca deu um erro na vida? Não ligue ao que a pessoa em questão lhe disse, no comentário. beijos e uma boa semana

Maria Clara disse...

claro que não me aborreço.
Resolvo a questão facilmnte.
Eu não dou um erro, eu erro constantemente.
Foi um episódio nesta coisa das coisas que a vida tem.
Boa semana para si tbm, Nuno.

Anónimo disse...

Dá-lhe Maria Clara!
Há pessoas que só sabem apontar falhas aos outros.~Enfim...

Bjnh Elena Sines