quinta-feira, 21 de abril de 2011

às 4ª feiras

foto do google


Hoje é 4ªfeira. Quer dizer, ontem era quarta-feira. Resgatei as noites antigas, que acabaram há pouco tempo, num tempo em que eu e a caçula íamos ao Sr. Vítor, da Tasca. Infelismente o sr. Vítor partiu e a Tasca fechou. Desde esse dia passaram algumas 4ªs feiras. Andámos à deriva porque o hábito fazia o monge e parecia não fazer sentido uma noite de 4ª feira sem ser na Tasca. Há duas semanas a caçula ligou-me para que fossemos à Golegã, ao Barrigas. Já lá tinhamos ido duas vezes. Não fui porque andava numa dieta rigorosa (?), mas tive pena. Ontem, fui eu que não resisti à possibilidade de poder estar umas horas com a caçula. Assim como assim, faz anos sábado e eu não estarei. Nem ela. - Vamos jantar? - disse-lhe. Aonde? perguntou. Pois, aonde?!...Olha, nem que seja ao Mc Donald's, disse-lhe. Tá bem, respondeu-me. Depois ligo-te quando estiver despachada. Por volta das 9 horas ligou, dizendo, que tal e coiso, na praça 5 de Outubro, servem umas tostas belíssimas, e sumos naturais (?) daqueles que bebemos na praia, de manga, cajú, maracujá e por aí adiante. E aí fomos nós direitas ao Blue Moon Club. Só o nome do boteco!!! Eu nem sonhava que ali nas esplanadas do coração da cidade havia uma casa com este nome e que ainda por cima fazia tostas " maravilhosas " de um tamanho gigante e de um sabor fantástico. A caçula lá sabe...que as colegas vão lá almoçar muitas vezes e até comem massas muito boas... Ok. Então vamos pedir as tais maravilhas da gastronomia, do blue moon club. Que diga-se de passagem, esteve blue sim senhora, carago!!! Lotadíssimo, o espaço respirava futebol por todos os poros através dos formandos da EPP, que eram mais que muitos e acérrimos defensores daquela região que dizem que é uma naçon. Deixamo-nos ficar na esplanada e iamos apreciando o manjar dos deuses bem como os comportamentos da rapaziada, quase meninos e tão acelerados num comemorar de três golos como se estivessem na casa deles, no Dragão. A páginas tantas, passou por nós uma criatura do meu passado longínquo e isso suscitou comentários e ocorreu à caçula uma cusquice. - Já sabes que a Tasca vai voltar a abrir? Vai? - E tu conheces o novo dono, disse ela. E eu fiquei muito contente. Porque o Alfredo vai poder continuar a trabalhar, ( era um assunto que me deixava preocupada ), e porque afinal vamos continuar a frequentar o espaço. Não estará o sr. Vítor, mas conheço o novo dono há muitos anos bem como a sua família, que me é chegada. A caçula sabe das coisas. Ora então, a cusquice, não é senão uma novidade que me agrada. E já não é segredo pois que o dono divulgou-a à caçula e a quem com ela trabalha. Estávamos nós falando no caso quando passou o novo proprietário do espaço, bem como a pessoa que vai desempenhar as funções que o sr. Vítor desempenhava. Talvez para a semana já possa jantar na " Tasca " o restaurante onde eu mais gosto de jantar e estar. Até lá, aguardemos então. E para o caso de não abrir, sempre há as Pizzas, as Tostas, os hamburguers e outros...tudo coisinhas que não fazem nada mal, nem nos trazem dissabores estéticos...afinal, para me desculpar, apetece-me dizer, como uma amiga minha - " quero lá saber, já fechei a porta ". Mas não. Que eu sou a dar para o claustrofóbico e preciso de portas e janelas abertas...

Sem comentários: