quinta-feira, 1 de setembro de 2011

no finzinho...

foto tukayana.blogspot Chove muito em Chaves. Não se vê a serra lá ao longe. O sol nem sequer se anunciou e eu estou de partida.
Já fui à missa. É... Desde que estou aqui fui à missa duas vezes. Até eu duvido, mas não estou tonta e foi verdade.
Hoje fui comprar pastéis de Chaves e umas bolas de carne. Não comprei no Joãozinho Padeiro que fica mais longe de casa apesar de ser um sítio típico de Chaves. E agora estou a queimar os últimos cartuchos. Não devia ser assim. Devíamos estalar os dedos e aqui vou eu que se faz uma pressa. Deste jeito é muito sofrimento, muita pena de deixar a Leonor, a boa vida e os ares do Norte. Vai ficar uma saudade de prima como irmã e mais uma vez a sensação de perda que me acompanha desde sempre, vai-se lá saber porque é que o meu destino foi assim traçado. Serei a eterna viajante em busca de um lugar que quem sabe não o encontro porque ainda não o procurei bem dentro de mim?! Que sei eu?!
Um dia destes deparei-me com uma verdade que não me entristeceu, pelo contrário, me fez lúcida e humilde. Preciso de toda a gente. P'ra viver bem, preciso de todos os que fazem parte da minha vida ou que com ela se cruzam.
T
enho pra mim que ninguém se cruza comigo que não seja importante. E quando não permanece a perda doi profundamente.
Estou melancólica. Será só da partida? Ou da chuva? Ou simplesmente porque não queria partir? Descer o mapa vai custar-me muito. Sobretudo porque vivi uma semana em paz e tranquilidade. Rodeada de uma família linda.
Vou para a minha realidade. Uma selva. Onde vale tudo. Onde é preciso estratagemas para se sobreviver com lucidez. Volto aos bancos de pedra e aos sonhos. Aos poemas e às historietas. Ao facebook e aos amigos virtuais. Ao trabalho e ao esforço diário para ser feliz.Vou começar já para lhe ganhar o jeito.
Eu acho que não sou cínica. Escapo por entre os pingos da chuva conforme posso. Nesta semana pôde chover à vontade. Fui autêntica sem o menor esforço. É isso que venho buscar aqui. É nas pessoas e nas terras que encontro força para continuar a caminhada. Agora, agora vou bazar...mas antes quero dizer que tive uma semana feliz e devo-o às pessoas com quem estive, por isso o meu obrigada a todas.
Beijos no coração.

3 comentários:

constancia disse...

Tudo o que é bom acaba depressa, né? Mas fica a esperança de que qualquer dia poderás voltar... Cá te esperamos ... por aqui tb fazes falta, ainda que, no meu caso, a tua presença seja virtual. Beijinhos e boa viagem de regresso.

Maria Clara disse...

Obrigada, amiga. Estou em viagem. Ainda...

celeste disse...

Estes vazinhos ficam junto às Caldas, essa zona é mt.bonita.