sábado, 26 de junho de 2010

Estou com sintomas


É meio da tarde de um sábado bem solarengo e quente e eu estou na minha casa do Olival...
Dirão os que me conhecem - parece impossível maria clara -
Pois, até eu o digo. Mas a verdade verdadinha é que estou indisposta. Quer dizer incomodada, como se diz na minha terra. Com sintomas, melhor dizendo. E pegando no incómodo, os sintomas estão a ser resolvidos com ultra levur e dieta, que furei agorinha mesmo.
Quando dei por isso, a churrasqueira ia fechar e a empregada muito antipaticamente apressou-se a dizer-me com voz de generala - Já estamos fechados.
Ok., pronto. Não se fala mais em dar dinheiro a ganhar a quem não quer mais uns troquitos. Assim como assim nem sou muito fã de frango de churrasco com arroz. Como outra coisa qualquer que não agrida a minha colite que anda assanhadissíma.
Pûs-me a pensar e só me ocorreu o Mulemba X'Angola. Só que ali o óleo de palma fala mais alto. Mas os cacussos não fazem mal. São grelhados. E batata doce e mandioca cozida também não, que eu sou muito doutora e esta colite é tão antiga quanto eu...
A filha, que vinha a caminho para almoçar comigo, aprovou. Apetecia-lhe cacusso também. E vai daí, pûs em prática a minha idéia. Pelo caminho mudei para funge de peito alto. Não leva óleo de palma e é de carne de vaca. E se assim pensei melhor o comi.
E aqui estou no sofá. Que nem posso.
A praia lá está sossegadita, que há mais marés que marinheiros e eu quero é não me sentir assim como que incomodada e pouco livre. Não é por nada mas já tive dias melhores e piores também. Dizem que anda aí um vírus. Quando não sabem o que incomoda os mortais chamam-lhe vírus. Do mal o menos porque se desse ouvidos a umas colegas que lá tenho já estava a fazer uma maldita colonoscopia.
Acho que quem nos aflige com as perguntinhas que estamos fartos de saber - Já foste ver isso? Não devias deixar arrastar - e outras piores que estas, nunca teve um tubo entrando-lhe por onde entram os supositórios, nem fez aquela preparação para lá de horrorosa, de saquetas duma mistela com sabor a baunilha ( que abomino ) e sal, dissolvidas em litros e litros de água, e uma estadia de bilhete cativo na sala de banho e afins. Ou já fez e quer que os outros experenciem tamanha violência.
Um dia, conversando com um médico meu amigo sobre exames que se fazem e a exposição a que as pessoas ficam sujeitas, recordo que tinha acabado de fazer uma histeroscopia e uma colonoscopia e dizia que me custara muito menos a primeira porque a segunda era a dar para o humilhante. Juguei que ele me chamaria louca. Exames são exames e não estamos na nossa área de conforto quando os fazemos, mesmo quando não são dolorosos, o que não é o caso. Mas porquê humilhação neles? Porém concordou comigo. O momento do exame ao intestino é o momento mais deprimente que eu tenho na minha vida de doente ocasional. Explicar porquê eu até explicava mas vou cansar quem me lê.
Bem, mas estou longe de me querer deprimir. Sei bem o que me provocou este incómodo. Muita asneira junta. Para além de, talvez a tal virose. Vamos a ver onde isto vai parar. Porque tem de parar, sob pena de ter de fazer o tal exame humilhante e deprimente.
Por enquanto a ver se tenho juízo e hoje me porto bem.
Tenho em frente à minha janela uma festa de S.João aqui do Olival e por isso pode ser divertido assistir aos ensaios de música pimba e popular portuguesa e outras, para a grande noite de festa que só me deixará sossegada lá para a madrugada, mas também está bem, todos os anos é isto e eu já estou habituada. Que se divirtam os habitantes deste lugar onde estou só quase que de passagem mas onde gosto muito de estar e me sinto em casa.
Há sábados assim, fazer o quê? Antes isto que partir uma perna...aka! Não dava jeito nenhum. Cruzes, canhoto, diabo seja surdo, cego e mudo, careca e tudo.

3 comentários:

Anónimo disse...

maria maria......és mesmo doida!
como é k estando incomodada e com sintomas te metes a comer funge de carne? não te keixes mulher......sinceiiramente!!!!!então não pitaste 1 cacussinho grelhado porquê? claro k pioraste tudo, com guisado.....olha k eu desde 3ª feira k tou a grelhados, canja, nada de loucuras.....e já tou a brututu.....é disso k precisas.....como não vou aí tão cedo vai ao celeiro compra chá de brututu.

Anónimo disse...

Súkua! mas que diampuna!!!

maria disse...

bolas! isso é mau. As tuas melhoras.