quinta-feira, 27 de maio de 2010

A personalidade da Pitanga


Cada vez estou mais convencida que a Pitanga é passada dos...carretos.
E assume personalidades diferentes. Tem dias que pensa que é um voador; dá-se asas e voa, entre a minha cama, a televisão e a janela.
Há outros que deve achar-se gente. Pequena, nenezinha, e deita-se no meu colo, recosta a cabeça como os bebés fazem ou fazemos aos bebés e espera festinhas no pescoço. Outros ainda, uma perfeita dona de casa. Aprendeu a abrir a última gaveta de uma cómoda do corredor , gaveta que não é senão a dos pijamas de verão, e tenta (de)sarrumar a roupa que lá está muito quieta. Hoje apareceu-me na cozinha com um babydoll na boca. Não sei se estava a sugerir que o vestisse, mas foi uma sorte não mo ter estragado com as unhas compridíssimas que tem. Já tenho dado com ela em tentativas frustradas de varrer a cozinha com os tapetes que ficam junto às bancadas e até tentar estender roupa arrastando as molas até à janela. E apanhei um susto enorme há pouco tempo ao ouvir as minhas chaves de casa chocalhando. Fui ver o que estava a acontecer e dei com a D. Pitanga pulando até tocar nas chaves, quem sabe num sonho acalentado de abrir a porta e simplesmente ir à sua vida.
E nos momentos de descanso adora ver televisão que nem uma matrona desocupada.
Também acho que quer ser gata, que é a sua condição, mas, vadia. Porque numa semana, conseguiu fugir-me três vezes, escada abaixo, só parando no tapete da vizinha do 1º andar para afiar as unhas, bruxa, não porque me ouvia desesperadamente assustada, chamando por ela. Dirão que ando relaxada e por isso ela foge, mas não. Assim que abro a porta, ela finta-me e escapa-se. E quando vou a sair, fica de marcação à porta e escapa-se na mesma. Claro que agora agarro nela e por uma ranhura pequenina atiro-a para dentro de casa sem remorsos. E à entrada criei estratégias para não me passar a perna.
Felismente que também tem umas coisitas que fazem dela um doce.
Por motivos que não interessam para aqui, há umas semanas estava tão em baixo que depois de uma situação que apelou à lágrima, não me segurei e chorei que nem uma condenada. A Pitanguinha, que estava aos meus pés enroladinha e sossegadita, galgou por mim acima, esticou-se ao comprido no meu colo, olhando-me nos olhos com o seu olho azulão, agarrou-me o rosto com as duas patinhas, recolhendo as unhas, e lambeu-me o queixo com uma delicadeza que me fez chorar e rir.
Por estas e por outras é que eu acho que ela se passa, mas gosta muito de mim e por isso vou continuar a aturar-lhe as pancas que tem. Assim como assim, dizem que os gatos nos escolhem e que ganham a nossa personalidade. Será?
Pobre Pitanga!

4 comentários:

Anónimo disse...

FELINO POR FELINO ERA PREFERIVEL '''UM GATO''''''

KAMBA disse...

HUMMMMMM AUÁAAAAA N'guame

eu ki kiria ficar m'bora kieto no mó canto, vigilante cum os ouvido bem aberto pra escutar os casos da tuga, até fikei fraco.....é frakeza ou kiéeee
escutei um mambo ki a clarinha tem lá uma gata em casa ki faz uns mambos parece é pessoa....ah pruke ké e tal num sei k mais a gata faz companhia é memo boa caté lhe faz festa da cara cum as pata dela pra lhe acarinhar....
MAKUTO! TOU DUVIDAR MEMO
gato, bicho memo de verdade ta fazer festa da cara? inda pru cima é assanhada só ker ir na rua atras dos gatos.....bandida hein!
eu num keria falar mas mando recado ki num vale a pena ela se enfeitar cum a gata no avião do cabrito pra lhe trazer aki na banda.....pruke si essa gata ki tem a mania k é pessoa(as veiz te mandaram alguém desfalçado), se dá encontro cuns xinoca aki na city vão-lhe fazé pincho(espetada)
axo vou caté no Uíge prucurar um papagaio, também é bicho MAS FALA...... num desarruma as gaveta
e pudemo lhe ensinar umas música da banda tipo kuduro e kizomba....
arre xiça omé, gata na cama, aka!

Maria Clara disse...

Estou a responder a esta hora,madrugada quase, pke ontem fiquei sem net cedíssimo e como não percebi o que se estava a passar, assim que tocou o despertador liguei esta coisa e sim, está tudo bem com o meu computador.
Kamba, tu és muito bom nisto.
Obrigada por me divertires logo pela manhã. A 1ª coisa que fiz quando acordei foi raçhar com a Pitanga que começa por me dar festinhas na cara e depois aguça os dentes para me morder e depois foi ler-te e juro, fiquei de imediato bem disposta. vai durar para o dia.Ah, ah,ah!Um bom dia para ti também.

Anónimo disse...

daki a nada a pitanga tambem tem um blog......