quinta-feira, 6 de março de 2014

quem é a dama?

Pessoas da minh' alma, por acaso sabem quem é esta criaturinha sorridente com um penteado do tempo da maria cachucha?
Não sabem pois não?
Eu também não sabia.
- És tu. Disseram-me.
E eu agarrei no album do passado e olhei esta menina de 17 anos, sorridente, de cabelo todo armado e pareceu-me alguém.
Olhei de novo e ora me pareceu a dona Celeste ( minha mãe ) ora me pareceu a Ângela, minha cria. Também me deu ares da caçula ( minha irmã Paula )
- Eu? Perguntei incrédula. Eu?
E quem me mostrou a fotografia, conserva-a há 41 anos e foi tirada num dia muito importante da sua vida. O dia do seu casamento.
Claro que tive de acreditar que sou eu num passado muito distante, mas que se fez presente num encontro de afectos com gente do passado, que afinal continua no presente.
O casamento foi da minha primeira amiga na vida, aquela de que me lembro de existir na minha vida, desde que existo.
O casamento da minha amiga Lisete, no Largo Camilo Pessanha, na Vila Alice. Em Luanda.
Fiquei estupefacta com a fotografia e mais me admira um casamento durar há 41 anos com a mesma alegria desse tempo. Ainda bem que há gente com vidas fáceis e sentimentos para sempre.
Fiquei estupefacta com o meu rosto porque não o reconheci no imediato.
Às vezes já não sei quem sou. Quem fui. Como fui. E do que fui capaz ou o que deixei para trás.
Perante esta foto quase me enterneci às lágrimas.
Como eu era! Um misto de mãe, irmã e filha. A genética ditando as leis...
Como eu era! Um misto de gente grande e de menininha ingénua e pura, carregada de sonhos e de sorrisos que o tempo e a vida se encarregaram de ceifar.
Como eu era! Engraçadinha e bonitinha neste jeito de ser mulher ainda menina.


Sem comentários: