sexta-feira, 21 de março de 2014

dia não são dias. Ou serão?

Os dias valem o que valem. Sobretudo por aquilo que fazemos deles. Neles. Pelas desistências ou pelas tentativas.
Um dia pode ser preparado para correr bem e sem que disso tenhamos qualquer culpa tornar-se num dia para esquecer.
Sei que tem a carga que lhe quisermos dar e a emoção também. O mesmo dia em anos diferentes pode ser comemorado ou amaldiçoado. Pode ser lembrado ou esquecido. Pode ser feliz ou profundamente infeliz.
Sei que há dias escolhidos para serem dias de amor,( dia do pai, da mãe, do avô, da amizade ) dia da paixão, ( dia dos namorados ) dia da religião ( Natal, Páscoa, e mais os dias de todos os santos que conhecemos e não só ).
Depois há o Dia da mulher, da criança, da árvore, do abraço, da água e tantos outros.
E também o Dia da Felicidade. Que é hoje.
À ideia de que foi determinado um dia para algo que todos ambicionam, fico com brotoeja, mas passada a coçeira, fiquei a pensar nisso. E porque não?
Nem que seja para sentirmos que para além d' um estado de alma, pode estar à mão, ou melhor ao coração de qualquer um.
Nem que seja para analisarmos a nossa vida e percebermos que afinal já fomos brindados com esse estado d' alma, mais vezes do que aquelas que admitimos.
Nem que seja para, de uma vez por todas, quer dizer, pelo menos uma vez, porque de uma vez por todas, é exigência a mais nos espíritos masoquistas e inseguros, deixarmos de ter vergonha de sermos felizes. E pena de nós próprios. E aceitarmos os momentos de paz e alegria, bem estar, de amor e amizade, de ternura e emoção, de inspiração, de paixão, de fé, de criação, doação, sem culpas nem desculpas, enganos ou arrogâncias e reconhecermos a felicidade, dando-lhe o seu justo valor.
Um desejo sincero aqui deixo a todo nós. Que a galinha da vizinha não seja melhor nem maior que a nossa, como diria o povo que costuma ser feliz. A felicidade não mora só na casa da vizinha. Muitas vezes o que falta é abrir-lhe a nossa porta.
Sejamos então dignos d' um estado de alma que quase sempre depende de nós. E a momentos, construamos a nossa felicidade.
É que ser feliz não custa dinheiro por isso não temos de a pagar nem pode ser cobrada.
Ah e deve ser celebrada hoje, amanhã ou daqui por quinze dias, no verão ou mesmo quando calhar. O calendário podemos fazê-lo nós e o agendamento depende da habilidade e do empenho.
De qualquer forma e porque o dia não terminou, ainda estou em tempo de desejar a todos um dia muito feliz.

( a propósito do dia oficial da felicidade 20.03.2014 )

Sem comentários: