sábado, 21 de janeiro de 2012

um luxo



Quem é? O Arcanjo Gabriel.

Diz que somos protegidos por Anjos. E eu quero. E andei enganada uns tempos julgando que o meu anjo era outro. A sério. Tenho a mania que sou muito esperta, mas caio que nem uma patinha na primeira balela, que me contam. Ou seja, na mais básica das cantadas.
Descobri há poucos dias, que era o arcanjo Gabriel quem me protegia,
 nas pesquisas de quem tem todo o tempo do mundo e ainda lhe sobra tempo, bisbilhotando signos, meu e outros, cartomancia, tarot, baralho cigano e outros, que lhe chamam bruxarias e de que todos se querem afastar, tipo, foge de sarna, ai que horror, não sei como podes gostar dessas coisas, parvoíces, coisas do além,  e que eu não estou nem aí, até já me disseram que noutra vida fui bruxa, então?! O meu amigo António Sanches, caboverdiano da Praia bem que me quis ensinar a ler as cartas, porque tal e coiso, tens queda e pinta para isto, e umas adivinhações quaisquer, e sensibilidade,  mas eu teimosa e medrosa, a pensar como todos, que era quase quase, por uma unha negra, a tal da bruxaria,  não aceitei. Se fosse hoje, era pegar ou... pegar, e nas noites de frio e solidão baralhava as cartinhas, baralhava-me toda e mergulhava de cabeça no mundo inexplicável das ciências pouco esclarecidas.
Bem, mas anjos nada têm a ver com esse mundo, dizem, e eu quero mesmo é falar do meu arcanjo protector, descoberto por mim ainda há pouco e muito contente que fiquei com a descoberta. Porque há muito muito tempo eu era, tu cá tu lá com o são gabriel. E nessa intimidade boa e saudosa nunca fiz por esquecê-lo. Primeiro, Gabriel é um nome muito bonito e depois, bem, todo o santo dia, na hora do almoço, d. celeste acabando o esparguete com carne, Lucrécia passando a bata do liceu, alva que só ela, e com o logotipo encarnado ou amarelo ou sei lá mais de que cor, porque como diz o Júlio Magalhães, em África os miúdos chumbavam muito, porque não queriam estudar, brincavam demais na rua, tinham interesses muito mais interessantes que estudar o mapa de portugal, os sistemas, o verbo avoir, zigurates, Esparta ou desenho à vista dum pote qualquer bojudo e barrento, bem, nessa hora, meio dia, o rádio na emissora católica de angola apitava o sinal e dizia: É meio dia irmãos. Hora em que  o Mensageiro de Deus,  S. Gabriel, anunciou a Maria o  maior acontecimento da história, da nossa história divina...
Anos e anos ouvindo o que São Gabriel fez, tornou-o, não enfadonho ou reptitivo, mas um anjo de truz. Daqueles que tanto nos dizem que foi mesmo assim que a gente acredita e gosta. E admira. Daqueles que queremos na nossa vida para nos anunciar tudo o que nos pode salvar. 
Mal sabia eu que me estava destinado o arcanjo gabriel, o tal. O maior. Se não houvesse internet estaria vivendo na ignorância neste particular. E noutros também que não vêm agora ao caso, que isto foi apenas um desabafo. Parece que estou a ouvir a dona Celeste dizer: Maria Clara, Maria Clara, nessa idade já é p'ra teres juízo ( tanto que lhe ouvi isto! ) Ou a Lucrécia: essa menina Clarita, não brinca com essas coisas, vais-te dar mal então vais ver só...( minha querida Lucrécia,  que espiava a chegada do avô Carvalho enquanto o pai e a mãe trocavam paixão e amor, para a minha semente ).
Não brinco ( só um pouco que a vida é demasiado séria ). E tenho juízo ( quanto baste ). Mas a verdade é que sempre que preciso, faço apelos. E quando não preciso agradeço. E olho p'ra cima. E volto a sentir-me grata com a vida e com quem me protege. Seja são gabriel, arcanjo, anjo que anunciou o maior acontecimento da história, seja lá o que for. É. Eu sei que é. Eu sei que há. 
Fico a pensar que uma criatura que tem como signo um bichinho cheio de tenazes sempre a andar de marcha atrás, como é o caranguejo, que é,  Cabra no signo chinês, Cabra, Jesus, Maria, quando querem xingar uma mulher logo lhe chamam cabra na vez de...cabra, tinha que ter uma compensação qualquer. São Gabriel pareceu-me bem. Muito bem. E eu tinha que lhe fazer uma homenagenzita qualquer só para lhe dizer que é uma honra ser sua protegida. Um luxo. Crème de la crème. 

2 comentários:

maria disse...

Inspiradíssima, minha amiga.
Gostei muito.BjBj

Anónimo disse...

Xi que saudades levantaste agora!!!
Essa frase que diziam na rádio angolana fez-me voltar no tempo...
Que maravilha!obrigada amiga por deixares estas belezas inquietarem positivamente o meu coração.
bjbj

Lena