domingo, 8 de janeiro de 2012

dia da cultura angolana


Angolanos comemoram domingo o Dia da Cultura Nacional
Luanda – Os angolanos comemoram domingo, 8 de Janeiro, o Dia da Cultura Nacional, instituído em 1986, devido ao discurso pronunciado pelo primeiro presidente e fundador da nação, António Agostinho Neto, em 1979, na tomada de posse dos corpos gerentes da União dos Escritores Angolanos (UEA).

A data foi aprovada pelo decreto nº21 e publicado no Diário da República nº 87, I série, de Novembro de 1986, em homenagem ao discurso sobre a Cultura Nacional.

Em 1979, o insigne homem de Cultura, o poeta e presidente Agostinho Neto, durante a tomada de posse dos corpos gerentes da UEA fez uma abordagem sobre a Cultura Nacional, que, de então a esta parte, passou a ser referência fundamental em todas as discussões sobre a problemática da Cultura angolana.

"(...) a Cultura não pode se inscrever no chauvinismo, nem pretende evitar o dinamismo da vida. A Cultura evolui com as condições materiais e em cada etapa corresponde a uma forma de expressão e de concretização de actos materiais", disse o poeta Agostinho Neto.

Em reconhecimento ao seu pensamento, relativamente aos problemas que se prendem com a Cultura Nacional, bem como da importância que a cultura possui como um dos elementos constituintes do substrato da unidade nacional e factor essencial na afirmação da soberania do país e promoção do desenvolvimento, foi instituída a data.

A província do Bié vai acolher o acto central da jornada alusiva ao Dia da Cultura Nacional com diversas actividades culturais.

Para o efeito, encontra-se já na província do Bié uma delegação chefiada pela ministra da Cultura, Rosa Cruz e Silva.

O programa de actividades, a decorrer em todo o território nacional, compreende homenagens, seminários, palestras, feiras de artes e cultura, lançamento de livros e brochuras, ciclo de cinema de produção nacional, exposições fotográficas, espectáculos de variedades, jornadas de teatro e dança e visitas a locais de interesse histórico-cultural.

Sem comentários: