quarta-feira, 3 de agosto de 2011

arrumando a vaidade

Nos lares deste país, se calhar do mundo, instituiu-se que uma vez no ano, preferencialmente no verão, se fazem limpezas grandes. E lá andam as senhoras e as empregadas de espanador, aspirador, esfregona e pá, subindo e descendo escadotes e algumas até de pincel na mão, para a mudança da cor das suas paredes. De uma parede, como está na moda. Arrastam-se móveis, lavam-se paredes, cortinados, almofadas, edredons, limpam-se as pratas, abrilhantam-se as madeiras. É uma roda-viva que dá trabalho mas que realiza as donas de casa e enche de orgulho os seus maridos, pois que casaram bem, com senhoras prendadíssimas.
Como já perceberam, eu não entro nestes esquemas de maneira nenhuma. Vou limpando como posso, apetece e sou capaz. E cá me governo. Ninguém me apanha de trincha na mão e muito menos subindo escadotes.
Mas, organizar sapatos e carteiras, aqui está uma tarefa que me dá água pela barba. Tenho panca por calçado e sacos, para além dos perfumes. Mais do que por roupa. Houve um tempo que tinha uma carteira. Depois duas. Uma de verão e outra de inverno. Depois melhorei e passei a ter uma preta, outra castanha ou beje, e outra branca. Com os sapatos era igual. Uns pretos e um castanhos e umas sandálias para o verão. Mas se querem saber, era infeliz. Sonhava com a troca diária de sapatinhos, combinar malas com os ditos e trocar conforme a roupa. O meu namoro preferido era às montras das sapatarias e lojas de malas. Ah se me saisse o totobola! Ah se me saisse o totoloto! E não saíu.
Hoje, não mudo de mala nem de sapatos diariamente e podia. Chego a andar com o mesmo saco uma semana só para não despejar a tralha que lá tenho dentro.
Chegou também para mim, a altura da limpeza das malas e sapatos. Estes organizei-os por caixas no início da primavera. Quanto às malas é mais complicado. Não tenho lugar para tanta mala. E vou espalhando-as pela casa, pelas caixas que se escondem debaixo das camas. Penduradas aqui e acoli.
Se gasto muito dinheiro? Não! Mas não gasto mesmo. Tenho fama que adoro malas não é? E então oferecem-me. Só neste aniversário, recebi duas. No Natal, outras duas, assim no espaço de 8 meses, adquiri 4 malas e não paguei nenhuma. E pelo meio, comprei nos saldos de inverno outra e agora nos de verão ainda outra. Só este anos 2011 já cá cantam 6 malas. Exagero? Ridículo? Eu sei, eu sei. Sinto-me até um pouco mal. Pareço uma nova-rica. Quem me dera. Nova, velha, rica era o que me interessava, mas não. Não gasto mais do que 30, 40 euros numa mala e eee...evito comprar malas com certas pessoas por perto que me dizem: está mesmo a fazer-te falta mais uma malinha...ou ainda outra, quantas malas tens? e eu não sei responder. Eu sei lá! Só sei que é imoral. Uma escandaleira. Elas são de pele, de cabedal, de plástico, de pano, de ganga, de camurça, pretas, brancas, bejes, azuis, castanhas, cinzentas, vermelhas, amarelas, tigresas, prateadas, douradas, laranjas, grenás, às flores, às riscas, com letras, lisas, de duas cores, alças de correntes, de osso, de madeira, de traçar, pochetes, sacos enormes, malões, carteiras de duas alças, quadradas, retangulares, abauladas, muitas, muitas, muitas.
Quando a caçula estava na Alemanha a viver comprava-me às meias dúzias e mandava e trazia e eu adorava. Ainda hoje mas dá. As crias também e algumas amigas idem.
E agora, não sei o que fazer a tanta mala que fui adquirindo ao longo dos anos e que mais de metade não uso. Até me esqueço que as tenho. A mala mais antiga que possuo tem 30 anos e a mais recente tem menos de 15 dias.
De forma que ando em arrumações mas não consigo arrumar nada.
Quem me ajuda? Eu dou malas a quem as quiser. Já tenho dado muitas. Novas. Há pouco tempo alguém me ofereceu uma que foi direitinha para as mãos de outro alguém que não tem dinheiro para o essencial quanto mais para malas. Na verdade, não gostei dela mas quem com ela ficou adorou. E estamos nisto. Sou uma ilha rodeada de malas por todo o lado.

1 comentário:

Anónimo disse...

consumistaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
qdeo cá vieres traz k aki o povo agradece....