quinta-feira, 16 de junho de 2011

sugestão (?)

Este é o livro que eu queria ter. O último livro de crónicas do meu escritor preferido. Quer dizer, um dos, poucos, preferidos, que até se contam pelos dedos da mão, os preferidos, claro está. Este e outro são muito conhecidos. Já outro, o terceiro, nem tanto, mas um dia ainda vai ficar nas bancas, ao lado desses. Para meu deleite e orgulho, assim numa de, vês maria clara? juntaste-os aos três.


Mas vamos ao que interessa agora, falaram-me destas crónicas; a caçula que também é fã na primeira fila deste senhor, fez questão de me acenar com o livro que já lhe ofereceram, e a mim não. E de me ler umas passagens de algumas crónicas enquanto jantávamos um dia destes, naquelas 4ªs feiras, na Tasca, que já reabriu com nova gerência.
Lobo Antunes, em grande. Em muito bom. Sempre brilhante. Sempre a escrever aquilo que nós queremos escrever e não somos capazes. E depois só nos resta dizer: É isso mesmo. É assim mesmo. É isso tudo. Eu gosto de estar a ler um livro, uma crónica, um poema ou um texto e dizer muito para mim que, "É Isso Tudo". Eu gosto de me sentir em sintonia com quem escreve, como se o tivesse feito para mim. Pretenciosismo? Será. E depois? Bem, este latim todo, apenas para dizer que estou aqui estou a fazer aninhos. Se por acaso pensaram em me oferecerem um presente ( adoro ), pois se não se importam e o vosso dinheiro permitir, se estiverem muito à toa, ah e tal e coisa, porque torna e porque deixa, que não sei o que ela quer, não digam por favor que eu tenho tudo porque não é verdade, nem lá perto, mas nesta fase da vida, há coisas que já não têm grande importância e não são essenciais, mas um livrinho de crónicas do Lobo Antunes é um luxo que quero ter na minha estante, depois de ler, sempre. E também vos digo, se ninguém mo der, eu compro. De costas ou de barriga, eu compro-o. Por isso, estejam à vontade. A sujestão está dada. Não me venham depois dizer que - não sei se vais gostar, não sei se já tens, não sabia bem o que querias...não vão ter desculpa yá? Mas...meus queridos, se não me oferecerem coisa alguma material, eu também não me importo nada. Ofereçam-me aquele abraço, assim do tamanho do Mundo, maior do que o Universo, tão grande que não caiba em qualquer das eternidades que possam existir, do tamanho do olhar de Deus...Beijos, abraços e colo é o melhor que há no mundo e eu gosto tanto...

Sem comentários: