segunda-feira, 27 de junho de 2011

dia não...

foto tirada do google ( avª do Brasil, Luanda )Entrei na segunda-feira a pensar que gosto do Sul. A cor é mais cor. O mar é mais mar. O sol é mais quente... Afinal, o sul fica na rota para casa...

Quando me dá a saudade de casa, entre outros recursos, recorro ao blog. E leio o que escrevi aquando das minhas viagens a Luanda. E vejo as fotos todas que publiquei. Ainda não publiquei todas. Um dia destes pego e " despejo " aqui o resto. Na minha hora do almoço, deu-me para isto e eis que aqui me choro num vale de lágrimas. Não sei porquê que estou assim. Chorona. Até me deu para ir ler os comentários feitos pelos meus amigos. E mais chorei, que até me lembro de uma estória contada por uma figura de outros tempos, na avenida brasil enquanto o autocarro da terra nova não aparecia. E dizia : Chóróna, mas já quer námórar...isto era uma empregada negra para a filha branca da patroa. É nestas alturas que digo carradas de asneiras, no silêncio a que me remeto. Porquê que ainda aqui estou? Porquê???? Eu sei porquê. Mas custa tanto não fazer o caminho de volta! Para casa...

8 comentários:

maria disse...

Clarinha, Clarinha!!!!
Voltas do sul neste estado?!
Quando deres por isso já estás a caminho do teu sul.
Abraço grande,amiga.

nuno medon disse...

olá! não conheço Luanda, nem África mas sempre ouvi dizer desde pequeno, que nunca se esquece Luanda ou África. Sempre ouvi dizer que há algo de místico nessas terras e que apesar das cidades não serem como as nossas ( porque existem muitas estradas de terra batida, estradas largas ), quem lá vai nunca esquece. O meu Pai esteve uns Anos na Guiné e diz muitas vezes, que gostava de lá voltar, e quando vê uma estrada larga diz " isto parece África " ou Angola. As saudades que sente são naturais e pura. Tem lá muitos amigos, sempre foi feliz lá e por mais que adore Portugal, existem sempre as saudades, as recordações. beijos

Maria Clara disse...

Muito obrigada aos dois.

Anónimo disse...

Como eu sei bem o que é esse choro, a lágrima teimosa que corre, sem se saber porquê.Mas o nosso coração sabe e por isso é que nos põe assim. SAUDADES DE ANGOLA
Beijinhos Maria Clara, e acredita que um dia vais voltar à tua "casa".Já eu
vou morrer com o coração amargurado por não poder lá ir.Abraço amigo da Elena Sines

Anónimo disse...

Naquele prédio do lado direito que tem uma parede em amarelo torrado, morava uma amiga minha.
Elena Sines

Maria Clara disse...

Olá Elena
Eu nasci aqui nesta avenida.
Eu vivi sempre aqui.
Aqui é a minha casa.
Beijos

Anónimo disse...

joga mulher

Maria Clara disse...

Eu jogo...um dia vai sair.