domingo, 20 de novembro de 2011

temos pena!

O fim de semana vai a meio. Um dia passou depressa. Falta outro. De repente já estaremos com a angústia de domingo à noite.
Domingo passado alguém me dizia que os domingos são depressivos. De facto, quase todos os são. A partir das 6 da tarde.
Falo por mim, que viajo nesses dias, parecendo um burro carregado de pancada.
Este fim de semana não viajei. Fui para fora cá dentro do Ribatejo e diverti-me nessa passeata. E soube que tenho fama de que sou a dar para o desbocada e com as bocas que mando há quem se divirta e ria. E esse alguém é o meu herói Paulo. E diz que estando eu, não são necessárias anedotas para a gargalhada fácil e inconsequente. A fama que a gente ganha! Que é o contrário do, ganha fama e deita-te a dormir. Aqui é mais deita-te a dormir e ganhas fama...
Bem, há equívocos que não desfaço, porque não vale a pena. Vale mais andarem toda a vida enganados do que um simples desengano a desiludi-los.
E assim o que sei é que aquele automóvel de sábado à tarde é só rir com as anedotas que lá se contam e eu que apenas sei a anedota do tomate que diz para a tomata, tu matas-me, divito-me à brava com o sotaque brasileiro do mano Zé ou a anedota várias vezes contada pela caçula sobre os gémeos que foram baleados ainda no ventre materno.
Acabando a noite a beber chá de camomila com pêssego da máquina de café do mano Zé, depois de um jantar bem agradável e de uma conversa opiniosa, música de décadas atrás ( descobri uma, quer dizer, o mano Zé redescobriu-a e deu-ma a ouvir, que tem décadas e que me fazia sonhar cor de rosa nesse belo tempo em que pintava de colorido a minha vida futura num sonho pateta e imaturo ) e um filme documentário sobre angola no tempo dos cubanos, aqui estou de novo com a Pitanga aos meus pés enroladinha num novelo bonito, virada para a televisão, ouvindo e vendo a Clara Ferreira Alves e o Daniel no Eixo do Mal.
Na verdade, pensava que ia ser um fim de semana triste e cheio de saudades das minhas crias que viajaram para fora lá fora, mas apenas senti as saudades porque as tristezas nem me pagaram dívidas nem me fizeram sentir pena de mim própria e só me resta sorrir e dizer: Temos pena!

3 comentários:

maria disse...

Muito me contas.
No fundo no fundo tu dás a volta, por isso te admiro.
Força miúda. Bjs e abraços.

david disse...

Clara Ferreira Alves! Sousa?

Maria Clara disse...

IH!
ainda bem que me emendaste meu filho.
Eu e as minhas trocas e baldrocas. Vou já emendar, nao que haja muita leitura mas...erros destes são imperdoáveis.:(((
Beijossssssssssssssss. Adoro-te.:)))