sexta-feira, 18 de novembro de 2011

Crumble de Maçã



CRUMBLE DE MAÇÃ ( que pode ser de banana )

Modo de fazer: - 5 ou 6 maçãs grandes- 1 chavena de chá de farinha- 1 chávena de chá de açucar- 5 ou 6 ovos (conforme o tamanho)- 2 colheres de sopa de manteiga- canela.
Unta-se um pirex comprido com manteiga.Descascam-se as maçãs, tira-se o centro com as sementes e corta-se em rodelas ou gomos. Dispõe-se no pirex bem acamadinhas. Rega-se com a manteiga derretida e salpica-se com canela.À parte mistura-se o açúcar com a farinha envolvendo muito bem.Cobre-se toda a fruta com esta mistura. Batem-se os ovos muito bem batidos e rega-se tudo. Se fôr feita com bananas devem ser cortadas ao meio.

A foto é minha. A sobremesa também. A receita foi-me mandada pela minha amiga:
Maria Helena Sines.
Deliciosa esta sobremesa! Deixa-se comer que é um encanto.
Apenas um pormenorzito sem qualquer importância, só porque correu bem. Descobri que não tinha açúcar em casa e já estava de maçãs cortadas. Vai daí, substituí por mel. Ficou óptima. Mas parece que não é para fazer substituições. Diz a Helena e diz muito bem, que a mistura do açúcar com a farinha e o suco da maçã vão tornar a mistura num creme que não acontece com o mel. Cá p'ra mim ficou óptimo. Com passas de uva e, ou, nozes também deve ficar assim de comer e chorar por mais. E sem querer desvirtuar a receita, mas com uma bola de gelado de baunilha, natas ou limão, então?
Bem, fico-me por aqui porque tenho tanta tonelada em cima que um dia destes não ando, rebolo.

3 comentários:

nuno medon disse...

beijos e um bom fim de semana. um abraço. continuação de uma boa noite

Maria Clara disse...

Obrigada, Nuno. Um b.f.s. para si também.

maria disse...

Fiz a tua receita e estás aprovadíssima.
É muito bom. Parabéns, Clarinha.