domingo, 4 de agosto de 2013

serão stressante

De repente, muito de repente, pareceu-me ser sexta-feira à noite. 
Em casa, um serão animado (?). A Pitanga, a televisão e o computador, o ar condicionado, um jogo acontecendo no rinque em frente e os vizinhos às voltas com móveis ( diz que já não são horas mas...) a criança que todas as noites abre as goelas e não se cala durante horas, tudo isto e eu a stressar.
O que é que acalma o meu stress? Dei volta ao miolo . Preguiçosa como sou, não recorro a nada que dê muito trabalho a uma hora destas. Sair de casa agora, já não dá, a não ser que uma alma caridosa me venha buscar, mas as almas caridosas estão fora, umas em Luanda, outras no Algarve de molho, outras no Ribatejo, outras ainda no Alentejo, em Lisboa, e outras mais, enfim, não digo porque ficavam a saber tanto quanto eu e não é suposto, diz que não podemos dizer tudo no facebook que é perigoso. Perigoso é, eu estar stressada e não saber o que fazer.
Arrumar gavetas, era uma ideia. Passar a ferro, outra. E para não ser só trabalho, ler um livro dos muitos que aqui tenho por ler, também era uma boa, dormir, outra.
Mas...o que me apetece mesmo, mesmo, mesmo, adivinhem o que é?
Fica na cozinha. Não é caro. Todas as pessoas da minha idade que viveram em Angola gostam. Deita-se leite num tachinho pequeno. Uma casca de limão ou lima (( prefiro esta última ) um pouco de açúcar. Pode deitar-se também um pau de canela. E por fim...flocos de aveia. Mexe-se devagar e até estes cozerem e prenderem naquela goma gostosa. Desliga-se, deita-se numa tigela, põe-se canela por cima e...zás. Saboreia-se. E vai daí...já foste stress tramado de 5ª feira à noite e vizinhos doidos, crianças histéricas, gatas desconfiadas, televisões com canais da tuge e computador lento para caraças.
E depois dizem que tal e coiso e coiso e tal, que os flocos engordam. Falam assim porque não estão rodeados desta coisa nenhuma em que a Pitanga é a única coisa boa que se me apresenta no momento. Engorda?! E então? Vale o gosto para o desgosto. 
Pelo menos hoje.

2 comentários:

persiana fechada disse...

nunca provei :( . beijos

Maria Clara disse...

Fique bem, Nuno. Bom Verão. :)