quarta-feira, 7 de agosto de 2013

anoitecendo irremediavelmente

A noite cai na cidade grande. O metro desliza para a periferia. Voltar para casa já foi mau. Hoje é, atracar no cais. Chegar ao porto seguro. 
Mais um dia que passou. Não tenho calendário nem faço cruzes nos dias. Não rasgo a folha dos meses nem me importo com as horas. Não faço planos. 
Já bastam os desenganos. As ausências. As esperas. As insónias e as contas de cabeça. E os restos zero.
Já bastam coração e mente em comunhão, enlouquecidos, voando, para um lugar do nada onde só eu lá caibo. Onde só eu moro. Onde me refugio. Solitariamente.
A noite cai e mais um dia passou. 
Atendo uma chamada, enquanto atravesso a ponte. Lá em baixo os automóveis velozes voam para um destino marcado. 
Pontes são tentações, demónios se nelas paramos, penso eu, desviando o olhar e seguindo. Em frente, o lugar que fiz meu, num empréstimo que não sei se pagarei caro.
Subo as escadas. A voz do outro lado da linha, continua a falar. Não vou só. 
Não estou só. Enquanto essa voz existir vale a pena passar pontes, ver a noite cair e atracar no cais.
Abri a porta. Do lado de lá, uma gata impaciente aguarda que dela trate. Espera-me ansiosa. Roça-se nas minhas pernas. Encosta a cabeça aos meus pés, segue-me.
Poiso as compras. Arrumo-as. Bebo um copo de água que tiro da geleira. 
Alimento este ser que comigo coabita. São gestos repetidos. Que hoje observo como se de outra se tratasse. 
A noite caiu enquanto atravessei a ponte. Me dirigia ao porto seguro, lugar em que acredito ninguém me fará mal. Talvez tenha caído, com ela, em mim.
Acendo a luz da sala. Descalço-me. Prendo o cabelo. Ligo o computador. Procuro um vídeo. Uma noite destas, sentindo que precisava voltar às raízes, à música, às palavras e à saudade, ao sonho e à vida, alguém chamado amizade me disse que ouvisse, que ia gostar, que me ia fazer bem. 
Cliquei. E ouvi. O chamamento. E senti-me morada d'um amor imenso. E chorei rios e mares e libertei esta angústia que o dia fez crescer, sabe-se lá porquê.
Hoje a noite tropeçou em mim, neste lugar de saudade e eu caí com ela, em mim.
Há dias assim, que não seguro a noite e caio com ela nesta tristeza de não me amanhecer do outro lado do mar. No fim da ponte. Na casa de todas as casas, no meu chão, meu porto seguro...

Sem comentários: