quarta-feira, 14 de agosto de 2013

et voilá!

Hoje acordei cedíssimo. Não, não tinha insónia. O que não tinha era sono. E resolvi partir para a vida porque de manhã é que se começa o dia, já dizia o avô Carvalho e sô Santos que tinham como principal motivo para cedo erguer, crescer, como honrados trabalhadores. Eram daqueles que nunca usaram a frase preconceituosa de preguiçosos crónicos, de que trabalhar é bom para o preto.
E se acordei, depressa me levantei. Que a cama mói o corpo quando nos acorda neste jeito de sermos madrugadores.
Há nisto a vantagem de se ser reformado, porque nos levantamos e deitamos quando queremos e desejamos. Ser reformado tem mais vantagens que desvantagens se bem que queiram denegrir esta nossa condição. Em todas as frentes disparam ao alvo, que somos nós, constroem frases de circunstância, fazem figas, assumem ares de profunda sabedoria ao mesmo tempo que nos acenam com depressões, rotinas, ociosidades, vícios e manias, como quem diz, estão condenados os que caírem nas malhas dos que nada fazem. 
Parecem abutres. Endeusados. Feiticeiros e kimbandas. Parecem até anjos da guarda, preocupados, ansiosos e inquietos, rezando por nós, para o melhor nos calhar em sorte, como se eles fossem nós, mas atentos ao menor sinal de alarme que é como quem diz, uma preocupação, uma tristeza ou mesmo uma cisma qualquer nossa que sempre aconteceu e acontece e nenhum alguém esteve lá para ajudar, hoje, estão de dedo esticado, eu não disse? 
Podem ter dito, podem dizer, até porque também se diz que os cães ladram e a caravana passa e eu até já tive uma, anos a fio no parque de Peniche e para quê? Para o lazer. Que é o melhor que a vida tem. Mas para isso é preciso trabalho que é o que todos deviam ter. Mas não vou por esses caminhos. Deixo o assunto para quem de direito. Sindicatos e afins.
Há uma coisa que sei. É que de manhã começa o dia. Mesmo que seja a passo de caracol.
E porque ninguém quer p'ra mim o melhor, mais do que eu, só por causa das coisas vou pôr-me a andar daqui para fora, andar uns quilómetros, respirar ar puro e despertar todos os músculos, porque acima de tudo quero cumprir a parte de acordar cedo e cedo erguer, dá saúde. Quanto a crescer, pois, mente sã, corpo são, é uma forma de crescimento. Et voilá!

Sem comentários: