segunda-feira, 11 de novembro de 2013

parabéns minha filha ( salvé o dia 10 de Novembro )


Falar para ti é fácil. Sou tua mãe. 
Sempre te falei. Também quando falei para as paredes. ( sorriso ). E mesmo quando me calei disse tudo o que precisavas silenciar. O que precisava calar.
Falar de ti, é mais difícil. 
Não que não diga tudo o que me vai na alma. Não que não faça jus à filha que és. Não que esqueça que és a minha cria primeira. A primogénita.
Falar de ti, demora. É elaborar um texto com vários parágrafos. Muitos.
É errar na pontuação, que vais corrigir com certeza.
É não ter muitas interrogações, mas vários pontos de exclamação e algumas reticências.
Falar de ti é antes demais, uma alegria. Vários, muitos lol.
Um discurso de sucesso, porque tu és o sucesso na minha vida. Na tua vida. Na vida de muitos amigos que te rodeiam. Das pessoas que contigo se cruzam.
Vês? Eu começo a falar de ti e parece que me estou a entusiasmar, mas tu sabes que não. 
Falar de ti é falar com os olhos, com a mente e com o coração nas mãos. Com os cinco sentidos. 
É falar de alguém que não quero de novo placenta ligada a mim mas quero-te de braços abertos para a vida e para mim. Para ti...
É orar todas as noites pela tua saúde e felicidade, quando falo de ti a Deus. 
É ler-te a cada semana. Para comentar depois. 
É ver-te cada quinta-feira no pequeno écran para te dizer a seguir o que achei.
É apreciar-te trabalhando em Alfama, por dedicação e prazer.
É almoçar contigo num sítio giro, simples, ou em casa enquanto trocamos palavras. Contamos histórias, planeamos viagens, gargalhamos. Falamos de ti.
Falar de ti, significa que houve um momento mágico na minha vida. Uma hora feliz. Um amor para sempre que nasceu quando te adivinhei em mim. 
Um sentido, para viver neste orgulho de mãe em que me deixas quando te percebo em doses que a olhos estranhos e cépticos são exageradas, para mim são o ser lindo e muito à frente que és, do qual nunca duvido; despreconceituosa, justa, inteligente, honesta, amiga, bem humorada, simples, humilde. Boa pessoa.
Falar de ti é apreciar a clareza das tuas palavras. Reconhecer a ambição de venceres. A capacidade de chefia. A transparência das atitudes. A luta pela tua independência, enquanto pessoa. A luta pelas tuas ideias sociais, pela justiça, pela igualdade de direitos. O teu desprendimento com o dinheiro. A capacidade de viveres com uma, com dez, ou cem notas do banco de Portugal. E seres a mesma de sempre.
Falar de ti é falar de alguém que é e quer ser sempre pessoa melhor.
É confiar em ti e apoiar-te incondicionalmente. É seguir-te de olhos fechados porque me levarás sempre para o melhor de ti.
É desejar que o mundo seja como tu. Que na tua rua, no teu emprego, no lugar onde te sentas, por onde passas, onde fazes férias, as pessoas sejam como tu.
Seria com certeza um mundo mais autêntico onde tu te sentirias sempre em casa.
Falar de ti é falar dos teus amigos. Olhar cada um deles e perceber a pessoa que és, através deles. A amizade escolheu-te porque te é dado escolher cada pessoa como reflexo de ti. Como se te escolhessem para reflexo delas. Conseguem...
Falar de ti é dizer que podes não ser a filha que qualquer mãe quer ter, mas eu não quereria que fosses outra. Mesmo quando achas que és a minha mãe. Mesmo quando acordas e não falas na primeira meia-hora. Mesmo quando me encontras ao fim de dias e te esqueces de me dares um beijo. Mesmo quando me dizes: A sério mãe? Menos.
Mesmo quando defendes os teus pontos de vista como se a razão estivesse toda desse lado. 
Falar de ti e para ti, é dizer-te, obrigada. Por ter a alegria de ser tua mãe.
Gosto tanto tanto tanto de ti, meu amor, minha princesa!
Muitos parabéns. Tem um dia muito feliz. Tem uma longa vida e muita saúde. Sorri sempre como se fosses uma menina e ama todos os dias, com o coração enorme de mulher linda que és. 
Continua defendendo os teus ideais sem esmoreceres e torna este mundo um pouco melhor se fores capaz. Eu sei que és. Aos poucos consegues. Conseguiste-o comigo...
Amo-te. Por isso falar para ti é fácil. Já falar de ti torna-se mais difícil por ser uma emoção e um orgulho.
Falar para ti e de ti é abrir os braços e dar-te um abraço maior do que o universo, do que a eternidade. Para lá de todas as eternidades que possam existir. 
Em todos os dias da nossa vida...

Sem comentários: