terça-feira, 25 de outubro de 2011

no dia da massa

Não. Este blog não passou a ser um blog de culinária. É um blog de uma coisa qualquer. Conforme calha ou estou para aqui virada, mas não é especificamente de culinária.
Afinal que culpa tenho eu que hoje seja o Dia das Massas?
Eles inventam tudo. Nunca tal tinha ouvido. E confesso que quando ouvi na Antena 3 a novidade, me ocorreu massa, muita massa, um euromilhões daqueles chorudos de massa, em terça-feira, dia de sorteio. Mas não. Os locutores não chamam massa a dinheiro, kumbu, cheta, bagalhuço. Pelo menos quando estão no ar. E desmotivei-me. Com a massa, mesmo massa, pasta, ora bem, volto a ter a mesma sensação ao falar de pasta, sim, porque uma pasta para guardar toda a massa era bom. Lá está a mente a cozinhar cifrões, euros, cêntimos...
Mas vamos ao que interessa. Em dia de massa não me parece que a vá comer. Mas fi-la no fim de semana. E vou dar-vos a receita.

Esparguete de Atum ( tipo bolonhesa )
Faz-se um refogado ( azeite, cebola picadinha, alho, louro ) Depois, muita polpa de tomate. E em seguida o atum escorrido ( ou do conservado em água, ou óleo ou azeite; aqui, a " massa " no bolso de cada um é que vai ditar a ordem ) . Depois, azeitonas descascadas. Para quem não se importar de deitar os caroços fora enquanto come ( é uma porcaria e não dá jeito nenhum mas pronto, cada um é pró que nasce e come ) pôe as azeitonas inteiras. Deixa estofar um pouco. Acrescenta oregãos, sal a gosto, gengibre em pó ou da raiz mas ralado, e salsa. E de seguida fica pronto.
Coze-se esparguete ou qualquer outra massa, com sal, água, e uma colher de óleo ou azeite. Escorre-se qaundo pronta e serve-se.
Quem quiser pode acrescentar ao atum, cogumelos, pimento cortado em tirinhas, etc. E pode fazer o estufado com um copo pequeno de vinho branco, a seguir à polpa de tomate.
Sirva-se primeiro da massa, depois do estufado de atum e depois por cima queijo ralado, muito queijo ( digo eu ).
Em tempo de crise, um prato de pasta, com pouca massa, fica económico e porque no poupar é que está o ganho, experimentem. Se não gostarem, não voltam a fazer.
Um bom dia da massa e comam-na se fôr caso disso. Cá p'ra mim, preferia gastá-la...

2 comentários:

Anónimo disse...

Tens razão amiga.
Olha eu se tivesse massa ia mas é comer lagosta!

bjbj

Elena

nuno medon disse...

olá! isso tem muito bom aspecto. Eu comia essa massa... pena não viver perto de Valongo. Não é habitual a minha Mãe fazer essa massa, com atum, até porque o senhor meu Pai não aprecia atum. Se bem que o euro-coiso, também fazia jeito... mas cá entre nós e que ninguém nos ouve: eu não faço o euro-milhões actualmente. Em antes fazia, e se o fizesse cheio ou semi-cheio, saía-me sempre uns 7.8 euros.. quando faço os 2 euros, nunca me sai nada. Só sai a quem joga... beijos