quinta-feira, 13 de outubro de 2011

mimos docinhos e saborosos

Vai um chazinho? E uma merendeira?
Chegaram as broas dos Santos.
O tempo é de verão, a hora está quase a mudar, na avenida os castanheiros perderam as folhas, às 18 horas fazia 34 graus em torres novas, todo o mundo pragueja contra o calor, que já é demais, que não se aguenta, onde é que já se viu, bolas, xiça, porra p'ra tanto calor, daqui a pouco é natal e andamos de chinelos e de calções...
O ser humano é mesmo assim, insatisfeito. Por mim este tempo podia durar o ano todo a ver se eu me ralava!
Mas anunciando o outono na teoria, chegaram as broas dos Santos e eu lembrei-me do sô Santos chegando da baixa com uma caixinha de bolos da Royal.
E como tendemos a imitar os actos de quem faz o que gostamos, eu gosto de aparecer em casa com uma caixa de bolos. De broas ou merendeiras, dos Santos. Dos Santos porquê? Porque dia 1 de Novembro é dia de todos os Santos e é costume nesta região os miúdos irem ao bolinho de porta em porta. No fundo uma tradição como o halloween nos states.
Mas eu gosto de comprar caixas de bolos por dá cá aquele bolo. Pastéis de nata se vou a Belém. Cavacas se vou às Caldas. Dom Rodrigos ou tartes de alfarroba se vou ao Algarve. Trouxas d'ovos se vou a Aveiro, pão de ló se vou a Alfeizerão, queijadas de requeijão se vou a Portalegre, arrepiados e celestes se vou a Santarém, pastéis de feijão se vou a Torres Vedras...e bem, nunca mais parava de comprar caixas de bolos. Aprendi com o sô Santos a mimar as crias.
Hoje é dia de mimar.

1 comentário:

nuno medon disse...

olá.. nunca comi disso, mas comia uma coisa dessas. tudo bem? beijos e uma boa noite para si. durma bem