sábado, 29 de outubro de 2011

Luanda, estás Linda!













Aiuê Xiamiêeeeee! Saudades buéeeeeee!
Da Ilha para a Marginal. A obra concluída. Em Janeiro passei por aqui ainda havia obras gigantescas. Postei as fotos que tirei na altura. Hoje está assim deste jeito. Linda! Na banga, vê se pode! E eu aqui, deste lado.
Aiuê minha terra! Saudades, tantas. Todas.
N'ga sakidila kamba que todos os dias me mandas pensamentos e curiosidades. E agora fotos da nossa terra. Kamba que quando chego a Luanda estás lá no aeroporto à minha espera com um sorriso do tamanho da amizade e uma paciência de jó me levando a dar uma volta pela cidade ainda eu não estou a acreditar que já estou a tocar o céu com a ponta dos dedos, me sentindo nas nuvens.
Me contando das mudanças, dos melhoramentos, das pessoas, do país. E eu pasmando, chorando, rindo, enrouquecendo de emoção e me apetecendo beijar tudo o que mexe e todos os que oiço, vejo e comigo se cruzam numa celebração que poucos entendem mas que me invade o coração porque recupero a alma africana que podem querer roubar mas jamais conseguirão.
Edgar, meu amigo como irmão, tu és Grande! Com as fotos que me enviaste trouxeste novo ânimo, nova vontade, nova teimosia que nos ultimos dias me abandonou, deixando de acreditar que te voltaria a ver no aeroporto me aguardando.
Nunca que vão conseguir kapiangar a minha alma. Este terra me pertence. Eu pertenço a esta terra, por isso vou ter de quebrar o feitiço, sim porque ficando só comigo o pensamento, cruzes canhoto, chapéu de coco, xiça, penico, batendo na madeira três vezes, não sei porquê em janeiro quando estava para regressar a portugal me ocorreu que nunca mais voltaria e bateu uma angústia profunda. Me chamei de parva, maluca, anormal e não voltei a pensar nisso senão quando anunciaram as medidas duríssimas aplicadas aos funcionários públicos. Confesso que pensei logo: pronto, não volto a Luanda. Depois fui criando fantasias sempre de pé atrás, porque tal e coiso e porque sim e porque não, quem sabe, vou sim, vou não, claro que vou, de costas ou de barriga, não posso deixar de ir porque ali, quer dizer, aqui, é o meu chão, a minha casa... e aqui estou eu adorando imaginar dando a volta à Ilha e depois passar a ponte até chegar à marginal...
Luanda estás Linda!

2 comentários:

constancia disse...

Luanda, foi, é e será sempre linda, a rainha de todas as terras. Obrigada pelas fotos.
Bjs.

Maria Clara disse...

Beijos, amiga.
Uma boa semana.
:)