terça-feira, 11 de outubro de 2011

à beira de um ataque de pânico

foto tukayana.blogspotParece uma querida e doce gatinha não é? Não é.
Pois, desenganem-se, que eu este fim de semana desenganei-me tristemente. Porque esta pachorrenta(?) gata que está ao meu colo, sim porque esta coisa azul, sou eu já em trajes menores, no fim de semana, mais precisamente no sábado, virou uma fera. Literalmente.
Estou traumatizada. Juro-vos. E ela também.
Nunca mais vai a Santa Cruz, à veterinária. Mordeu-lhe. A Pitanga à senhora, claro! Mas também...quem a mandou preparar a vacina mesmo nos bigodes da assustada bichinha?
O que me custa mais na vida é assistir, perceber, adivinhar, desconfiar o sofrimento das minhas pessoas. Prefiro ser eu a passar por isso porque acredito que nunca sofro tanto. Ou que tenho mais capacidade para ser saco de pancada, se calhar é por aí. O certo é que ver sofrer quem amo é sofrimento a dobrar. Mas não sabia, ninguém me tinha dito, apenas desconfiava ao de leve, que se pode sofrer muito por uma Pitanga ao ponto de causar dor física e prostração, lágrimas e tristeza.
É verdade, pessoas. Eu e a Pitanga, no sábado ao fim da tarde passámos o diabo ou o diabo passou por nós e causou mossa. Não vou contar mais nada, até porque gosto tanto dela que seria uma grande traição, e já tudo passou, mas a minha Pitanga não vai viajar nos próximos tempos. Torres Novas é a terra dela e já diz Mia Couto - " quem saiu do seu lugar, nunca a si mesmo regressa ".

A M.Machado e a Helena ( minhas amigas ) viram a Pitanga sempre em situações de grande medo, pânico total, melhor dizendo, e estão convencidas que a minha gatinha é tudo menos um doce.
Lamento amigas, o sufoco por que passaram. Estivemos as quatro, nós e ela, à beira de um ataque de nervos.
O meu agradecimento sincero a ti Manuela que estando doente fizeste tudo o que foi possível, e a ti Helena, a minha profunda gratidão por teres tido sangue frio para ajudares a resolver um problema que não saberia resolver sozinha. Beijos no coração, a ambas.
Se a vissem agora não acreditariam que é a mesma Pitanga. Aquela de que eu tanto falo. :))

4 comentários:

nuno medon disse...

olá. lamento que a Pitanguita tenha ficado nervosa. E certamente, que a veterinária não levou a primeira ferradela da vida dela. foi chato, mas como disse, já tudo passou. Agora, a gata precisa é de mimos. Ela também tem direito a ter dias maus, a gata... beijos para si.

Maria Clara disse...

Olá Nuno
Muito obrigada pelo apoio.
Ela tem sempre mimos, a gata... Mesmo quando está enlouquecida, eu tento.
Beijos.

Anónimo disse...

è siamesa e está tudo dito?Quem manda são eles
as amiga, tb é preciso ir tão longe para picar a pobrezinha? Já basta a viagem que os stressa bastante...
Beijinhos Pitanguinha e não te portes mal.
Abraço Clarinha.

bjbj Elena

Maria Clara disse...

Amiga, apenas porque a 1ª vacina aconteceu quando eu estava de férias em Lisboa e ela estava comigo. Depois, a minha amiga M. Machado foi quem me levou a Santa Cruz porque leva a bicharada dela àquela clínica, porque vuive em Lisboa e é um ver se te avias de autoestrada.
Estas coisas, esta logística toda nãoa contece porque sou variada dos cornichos. Acontece porque me ficaria mto mais barato do que em Torres Novas. Entendeste agora? mas fiz uma jura daquelas bem africanas de cruzar os dedos e dar beijo neles depois, que nunca mais vai a Santa Cruz à consulta. Ou eu não me chame maria clara das dores.
beijos.