segunda-feira, 15 de janeiro de 2018

a ver vamos

Depois de me tremerem as costas, o soalho, as ideias, a manhã, neguei-me a qualquer outra tremedeira antecipada e precipitada. 
Cada coisa no seu tempo. Disse-me eu, para me tranquilizar. Já que um senhor muito qualificado neste assunto dos sismos e tsunamis veio dizer para a televisão que 1755 vai repetir-se; e para que não nos falte nada, acompanhado de tsunami. Reforçou, para que dúvidas não existissem, que o resultado dessa catástrofe futura mas escrita nos livros da ciência, será mais grave ainda que a outra de que ninguém tem memória e apenas leu nos livros.
Num, siga a marinha que deste já nos '' safemos '' não tremi na hora do lanche, quando salivando, me lembrei das patuscadas maravilhosas e inesquecíveis, no patim da madrinha, com esta e filhas, de pão com ginguba ( amendoim ) acabada de torrar no quintal da loja do Alípio, que cheirava a vinho que tresandava e dali saíam os bêbedos transbordando de copos de 3, trocando pés, tremendo e desequilibrando-se nas tentativas frustradas de fazerem o 4, mais do que hoje os que sentimos o sismo de 4.9 na escala de richter.
Assim sendo; e porque a memória consola-se avivando-a, com pensamentos felizes, antes que fosse acometida de sezões, não fui de modas. Comprei pãozinho quente na padaria da esquina e tomei de assalto o frasco de manteiga de amendoim com pedaços do dito. Sem vacilar. Nem tremer, um segundo.
O que posso dizer? Voltei atrás umas 5 décadas. É muito tempo. Mas o que é bom nunca esquece. Já o terramoto, a gente não assistiu mas vem a História e põe tudo preto no branco. E agora vêm os entendidos e dizem que vamos ter outro igualito ou p' ra pior.
O melhor é nem pensarmos nisto pois que se assim não o fizermos vamos tremer que nem varas verdes e quiçá pensar bater em retirada, sei lá, talvez para Trás-os-Montes. Entrincheirarmo-nos no Marão que ali estaremos com certeza protegidos. É que para lá do Marão mandam os que lá estão e estou em crer que não há tsunami que lhes resista. 
A ver vamos...

m.c.s.

Sem comentários: