quinta-feira, 29 de dezembro de 2016

o encontro

Quando a tua primeira amiga, aquela primeiríssima de todas, a que já estava lá quando ainda estavas agarrada a uma placenta no ventre da tua mãe, aquela que te viu quando nasceste, com olhos de criança de dois anos, te acompanhou ao longo da vida, ontem te liga e simplesmente te pergunta,
- Como é que está a tua agenda para amanhã? Vamos almoçar juntas?
Há alguma possibilidade de dizeres que não? Não. 
Desmarcas tudo o que já tinhas marcado. Se tivesses marcado
Ficas em pulgas para a abraçares. Para receberes o seu olhar. A sua ternura e doçura. Ouvires a voz. A velha voz de candengue. Cristalina e pura. Que nunca muda. 
Para sentires esse amor que nunca morre. Que nunca morrerá. 
Exaltas de alegria. 
Encontrares alguém que gosta de ti, de quem tu gostas desde que nasceste, é voltares ao bairro e aos cheiros. Às cores.. Aos passeios com o avô, ao domingo. Às idas ao Cazumbi. Juntas. Às 
cantigas em coro.
É voltares ao Sô Santos e dona Celeste. À Dona Rosa e Sr. Eurico. Ao Largo Camilo Pessanha. 
É voltares a ouvir Percy Sledge e música de Cabo Verde. Comeres muzonguê feito por ela. Contares segredos com a certeza de que nunca serão revelados.
É voltares ao dia do seu casamento. À festa. Aos tangos dançados no quintal da sua casa. E ela, linda. A tua primeira amiga.
Encontrares alguém de quem tu nunca te esqueces, é para além de tudo estares sem filtros. Sem máscara. Sem pose. Sem reservas nem pé atrás. É como estares contigo. Em eco. Pacificamente. 
Quando o barco que vem do Barreiro, junto à hora do almoço a deixar na estação fluvial do Terreiro do Paço, far-se-à Natal. E tu, eu, serei bem mais feliz e completa. 
Poderei encostar a cabeça no seu ombro. Abraçá-la coração cm coração. Demoradamente. Sentir a sua boa energia. Falar e fazer silêncios. Sem constrangimentos nem julgamentos. 
A minha amiga de sempre. Lizete. Feita presente. De Natal. De todos os dias que quisermos estar juntas. Como irmãs. Nesta amizade que tem 61 anos.
Sou um ser abençoado. Ela um ser especial. Muito especial. Singular e único.

m.c.s. ( escrito antes do Natal )

Sem comentários: