quarta-feira, 30 de agosto de 2017

está de chuva

Está de chuva!
Hoje é aquele dia que marca encontro e não evita repetir caminho para o ( século ) passado. 
Faz muito por isso, um dia de verão nublado. 
Cá estou eu de vestido rodado, franjinha, magricela e divertida, 8 anos - no átrio do colégio - pulando, ao céu carregado de nuvens negras que passam por cima das casas de zinco do muceque Marçal, já cansadas da viagem do Cacuaco até aqui. 
Cá estou eu gritando, cantando e apelando aos chuviscos caídos do céu africano da minha rua e às forças invisíveis e sagradas, dignas de crédito que, de repetidas e fantasiosas invocações, se tornaram verdades - Nossa Senhora da Conceição, faça sol, chuva não...
Posso até já não usar vestidos rodados, não ser magricela, nem ter 8 anos, tão pouco estudar a geografia e as condições climatéricas e irremediavelmente ter-me fugido o tecto africano, mas quando as nuvens negras de verão, aparecem por trás do monte deste lugar sei que vêm do Cacuaco ao colo da Nossa Senhora só para me ouvirem encalorada e saudosa sussurrar, 
- Nossa Senhora da Conceição faça sol chuva não...

m.c.s.

Sem comentários: