sexta-feira, 6 de julho de 2018

foi ontem - 5 de julho - parabéns ao escritor

'' Fazer amor, sim e sempre. Dormir com uma mulher, isso é que nunca. Dormir com alguém é a intimidade maior. Não é fazer amor. Dormir, isso é que é íntimo. Um homem dorme nos braços de uma mulher e a sua alma transfere-se de vez. Nunca mais ele encontra as suas interioridades ''.

Um Rio Chamado Tempo, Uma Casa Chamada Terra
Mia Couto

O meu contacto com Mia Couto é dos livros. Colecciono-os sagradamente, relíquias, que os considero, já que é um dos meus escritores preferidos. A delícia da sua escrita sabe a africanidade, generosidade, talento, verdade e melaço. Também as metáforas na sua inteligência e profundo conhecimento dos povos e dos sentimentos, abrem-nos caminho para a exploração da nossa própria originalidade, sensibilidade e criatividade, onde a imaginação encontra motivos para ficarmos cativos do que vamos descobrindo em nós, proporcionado pelas palavras que tão bem sabe tecer num manto que borda ao mesmo tempo que nos abraça e comove. Inspira e toca o mais puro que em nós habita.
O meu contacto com Mia Couto é dos livros. E uma única vez, breve, olhos nos olhos, mão na mão e palavra com palavra. Foi na apresentação de um livro. Perguntou-me porque não levara comigo todos os livros dele - que os assinava. Porque lhe disse ter quase todos os livros da sua autoria. Acrescentando sem me envergonhar, numa ousadia sem filtros que a idade me dá, que era um dos meus escritores preferidos.
O meu contacto com Mia Couto é o contacto que todos os que gostam de ler, fazem, por terem quando escolhem como mais respeitável e próximo o seu escritor de eleição. 
Hoje completa 63 anos. Como Caranguejo que é, inspira quem toca. E ele tocou-me desde que o descobri.
Parabéns ao escritor e poeta. E que a inspiração não lhe falte por muitos e longos anos de vida saudável, para ir tocando leitores e convidando-os ao mundo da magia das palavras vivas e sagradas.

m.c.s.

Sem comentários: