domingo, 5 de setembro de 2010

devagar, devagarinho e a passo (in)certo

Para quem escreveu lá atrás, que é sempre a bombar, uma tartaruga, não parece ser a escolha certa.
Não bate a bota com a perdigota, não é verdade? O animal ilustrando as palavras e a intenção, deveria ser antes, uma lebre. Por exemplo.
E já se perguntaram: Ela está louca? ou afirmaram: A mulher passou-se.
Pois então. Passei-me mesmo. Com dores que me pôem louca da vida e furiosa. E impotente para resolver a meu proveito.
Começaram ontem à noite, não me deixaram dormir as horas que preciso, para que ande bem .Quando acordei de manhã, tentei enganá-las, fintando-as de mansinho e parecia que tinha conseguido, mas não.
Há três anos, sempre este marco para falar em desgraças, mas pronto, adiante mesmo a passo de tartaruga, e como estava a dizer, há três anos que sei que tenho de ser operada. A hérnias. Uma na lombar e outra na cervical. Já sofri o diabo com qualquer delas. Mas o diabo feio mesmo, de achar que ter filhos é brincadeira de criança ao pé disso.
Ser operada significa levar anestesia. Ficar inconsciente. Bem sei que durmo todos os dias, mas...nem sequer sou assim tão apanhada pelo sono, e a essa necessidade normal e saudável já tive tempo de me habituar ( 55 anos ). Agora, eu maria clara, filha da d. celeste e do sô Santo, dizer a um médico qualquer coisa como: Vá lá doutor, marque lá essa coisa, que eu vou entregar-me nas suas mãos, (e pode, deve, até, ter umas mãos especiais, como eu gosto, um artista, como os artistas verdadeiros que trabalham com destreza e talento ) eu não digo nunca. Mas nunquinha mesmo. Prefiro sofrer horrores. Ficar do tipo tartaruga e andar devagar, devagarinho, parada e pasmada, mas ninguém me vai fazer deitar naquela coisa fria e impessoal e olhar gente que não conheço, todos vestidos de verde( eu até sou do Benfica ) e passar a ser estatisticamente duas hérnias. Nã,nã,nã! Cruzes canhoto. Ser número é coisa que não estou para aí virada. De repente de número, 55+, passar a 55-. Até já estou toda arrepiadinha, do tipo pele de galinha. Não sei o que se passa mas hoje virei-me para os animais, e que animais. Abomino tartarugas e não respeito galinhas...
Isto está mau. É a minha hérnea na lombar, acho que é L4, L5, para o caso até podia ser X, Y, ou Z a ver se eu me ralava...
E ninguém pode dizer que desta água não beberei. Eu sei.
E tinha agendado um programa bem fixe para este domingo. Para as minhas férias de Setembro. Não se pode fazer planos, e eu também sei disso. Falham muito. Ele há por aí umas bruxas sem vassoura a deitarem-nos " olho gordo ", Ah queres ir para Berlim? Ouvires o comandante, do alto do cockpit, nos ares da Europa? Bem feita, agora não vais. Ah queres voltar a Peniche? Uôooo, nem mesmo aí vais. Ah, queres ir à Beira Alta, à terra da tua mãe? querias, batatinhas com enguias, que eu vou mexer os cordelinhos e ficas-te na vontade. Ah e queres armar em turista e entrares num desses autocarros de 1º andar como fizeste em Paris e ires redescobrir Lisboa? isso é que era bom, frescuras dessas. Ah, queres ir ver filmes ao Corte Inglês? tu és lá uma " tia " para te exibires no centro comercial mais " tio " da cidade... por isso, pôe-te no teu lugar, não vais, não vais, não vais e pronto. Ah queres andar de eléctrico dos antigos e percorreres o itinerário dos turistas? esquece, tu não és estrangeira a sério, deixa-te de tretas. Ah, queres ir ao museu do Oriente? e pernas, para andares? Ah, e queres deitar-te na relva junto do lago nos jardins da Gulbenkian? deixa-te ficar deitadinha na tua ( salvo seja ) cama. Ah, até ias fazer a linha da Linha que tanto gostas e uma banhoca nas águas do Tamariz...mas não vais, que eu não quero e depois, para que te queres pavonear de biquini azul? E hoje? Querias ir ter com a caçula e comeres uma sushisada? Que ela e tu tanto gostam? E depois ao Santini? E aos Armazéns do Chiado? E à Fnac? E passeares na Baixa? E ao parque das Nações? Com ela?
Não sei se vais. Vá lá. Pode ser que vás. Se eu me distrair. Mas pensa sempre que o seguro morreu de velho.
Fico a pensar nisto. Preciso de emagrecer. Preciso de deixar de carregar pesos, como se não houvesse amanhã. Mesmo. A sério. Preciso de ter mais cuidado com a saúde. Senão, estou quilhada. E estas dores que me pôem quase de gatas e isto nada tem a ver com competições com a Pitanga, estas dores que deviam ir com os cães, não as desejo nem às bruxas sem vassoura com que me cruzo na vida e que não fazem falta nenhuma ao meu dia a dia.
Não sei se chore não sei...se chore.
Estou em plena crise. E conheço-a bem. Já lá não vou senão com anti -inflamatórios e isso levanta-me outra questão. A minha colite não se dá com eles. E terei umas férias de ...caca.
Estou mesmo muito quilhada, como se diz no Norte. E nada conformada que eu não sou de me conformar.
Bem, se ouvirem o INEM, já sabem, mandaram-no vir, para mim.
Cruzes, canhoto, xiça, penico, chapéu de coco.
Parece que foi praga...eu não acredito,mas que as há, há.
E devia ter arruda num vaso, por via das dúvidas.
Olhem, e se não der sinal de vida, duvido que não dê, é porque deitada não consigo escrever, yá?

4 comentários:

Bolinha disse...

Oh menina Maria Clara, geralmente emociono-me com os teus escritos, por vezes quase choro, mas olha hoje conseguiste fazer-me rir com muita vontade.
Pelo que percebi vais ter uma semaninha de férias, então espero que as aproveites de alguma forma a teu gosto.
bjs

Maria Clara disse...

A gente só se ri do mal dos outros, menina Bolinha! Olha que a mim apeteceu-me mais chorar...mas se não gozar o prato, não só choro, mas tenho de chupar limão e bater com a cabeça nas paredes desesperadamente que estas dores não são a brincar, por isso e porque adianta pouco, Viva la Vida!
Beijinhos, minha amiga e uma boa semana.

Maria Clara disse...

Bolinha
Respondi-te mas o meu e-mail vem de volta.Fiz 2 tentativas. E que resposta longa eu dei...sobre o assunto que tocaste.
Gostava que lesses a resposta ao teu mail. Diz-me como faço para que te chegue às mãos, ok?
Beijinhos

Bolinha disse...

Recebi, li e adorei. Por agora passo apenas numa de corrida. Quando acabar o verão, vou certamente ter tempo para responder-te como deve ser.
Beijinhos