quarta-feira, 7 de abril de 2010

Parabéns Campeão


Estávamos no século passado. Em Angola.
Eu em Luanda e tu em Nova Lisboa. Eu dando aulas a crianças da 3ª classe, tu para além do resto, jogando futebol no Ferrovia de Nova Lisboa. Os Curicutelas... com honras de música do Duo Ouro Negro e tudo.
Tornei-me adepta dos curicutelas sem sequer conhecer Nova Lisboa. Eu que era e sou do Benfica...
Segui-te os passos. Os jogos, nos relatos de futebol de domingo. Os golos. Segui-te o percurso. E soube-te campeão provincial de Angola.
Foste a Luanda e levaste-me um presente. Três fotografias. Esta, e outras duas mais pessoais. Numa, tu em grupo mais restrito e noutra, sendo-te posta a faixa de campeão.
Adorei o presente. Gostava de futebol, e gostava de ti.
Viviamos uns tempos contorbados. Não sabiamos o que o futuro nos reservava. Em Luanda, viviam-se tempos muito inseguros. Ainda te voltei a ver, antes de partir a 29 de Julho de 1975, para Portugal. Mas antes, fui forçada a sair da minha casa devido aos confrontos na avenida. Levei comigo esta e as outras duas fotografias, que resistiram até hoje. A minha casa nessa noite, a da fuga,foi assaltada, e perdi tudo. Literalmente. Só não perdi um diário e as três fotografias.
A 29 de Junho de 1975, num domingo de cacimbo, despedi-me de ti. Foras a Luanda. E fomos ao cinema, ao Miramar, e depois demos a última volta, o passeio dos tristes, à ponta da Ilha. Ninguém sabia o que o destino nos reservaria ou o que nós fariamos pelo destino.
Nunca mais nos vimos...em Angola.
O destino encarregou-se de me trazer notícias tuas e também te levou notícias minhas. E por isso, acredito que o que Deus constroi, o homem não consegue destruir.
Ao fim de 34 anos, desse tempo tão longínquo do passado, ainda se cumpre a parte de que a Amizade é o amor que nunca morre. Em mim. Como se fosses família. És, para sempre...
Divides-te entre Moçambique e a África do Sul. Eu estou aqui, na " ervilha " que é Portugal, mas não me esqueço de ti. Não deixo de me preocupar contigo e de te desejar o melhor do Mundo...Hoje cumpre-se mais uma data no teu calendário. O dia do teu aniversário.
Um dia muito importante para ti, por motivos vários. Um dia de que me lembro sempre, porque é importante para ti.
E desejo, que o gozes o melhor que saibas, e tu sabes, e junto das tuas pessoas, a quem queres, muito bem.
E que continues, com óptima saúde, que não percas o humor que te caracteriza e que nunca deixes de te sentires um africano de gema, ainda que tenhas nascido na Madeira.
Desejo-te o melhor do Mundo, como o desejo para mim.
E gosto muito de ti...para Sempre! És um campeão, daqueles que, uma vez, campeão, para sempre campeão.
Parabéns, então... Campeão!

3 comentários:

João Carlos Carranca disse...

Maria Clara
Só hoje posso aqui vir agradecer as palavras simpáticas, estimulantes e lisongeantes que deixou dispersas no meu blog. Não sei se sou merecedor delas mas que fiquei assim num contente de vaidade posso lhe afirmar que sim.
Logo que esteja em condições físicas e 'mentais' voltarei à minha falação de palavras escritas.
Este blog está adicionado tambem em
http://www.tukayana.blogspot.com/

João Carlos Carranca disse...

rectifico: está 'adicionado' em http://blogsquefalamdeangola.blogspot.com/

Maria Clara disse...

Fiquei tão contente, quando percebi que estava aqui dirigindo-se-me... esta casa é sua.Pode entrar sem bater à porta.
Obrigada.
Também fiquei feliz por me ter adicionado a blogsquefalamdeangola.blogspot.com.julgo que não mereço, porém, vou fazer por vir a merecer.Os meus agradecimentos, sinceros.