sábado, 5 de junho de 2010

Tenham maneiras

Já cá faltava. A vuvuzela.
E o povo. O zé povinho que gosta de piqueniques no coração da capital. E do Modelo, da Selecção e do Tony Carreira. E de dar barraca colectiva, que é muito mais avacalhada do que a solo. Coisa de homem, mesmo quando a maioria é mulher.
Apanhei o 36 e sentei-me comodamente junto doutra criatura de Deus . Vinhamos juntas. Apanhei-o no Cais de Sodré. Quando chegámos ao Marquês, mais parecia as festas de Santo António antecipadas uma semana. O povo descia do Parque Eduardo VII em todas as direcções. MEEEEEEEEEDO! E não vinham sozinhos. Traziam bolas vermelhas, vuvuzelas, geleiras térmicas e bebedeiras. T-shirts vermelhas e cachecóis da selecção.
O 36 parou a seguir ao Marquês e subitamente o meu autocarro foi invadido de povo, mulheres, homens, crianças, velhos. Entraram como se não houvesse amanhã ignorando bilhete ou passe. Fazendo barulho, rindo despudorada e exageradamente, atropelando-se em busca de lugar, passando com as bolas de futebol, as vuvuzelas, bonés, bebedeiras, histerismos, mesmo a razar o nosso nariz.
Juro que eu já vi quase de tudo. Até porcos voarem...mas estava longe de passar por isto. Nem queria acreditar. Ao meu lado e depois de uma troca de olhares ouvi:
Eu nem vou dizer nada. Para não acreditar que isto é real.
Eu estava na mesma.
Este povo invadiu um autocarro sem pagar, violou-nos o silêncio e o bem estar e achou-se no direito de dar vivas a Portugal, mandar bacoradas sobre o Tony Carreira e comparando-o no charme ao Cristiano Ronaldo que tinham acabado de ver.
Um puto sentado no degrau do 36 tocava o hino nacional. As vuvuzelas faziam-se ouvir. Aliás faziam-me estremecer de susto.
As massas por muito previsíveis que sejam, podem ser perto de perigosas quanto menos se espera. Quando nas massas a percentagem é feminina, a parvoice é tão grande que me envergonha. Como se fosse responsável. Quando a mulher não conhece os limites da linguagem e deixa falar o espírito livremente fica uma coisa tão ordinária que só me ocorre que está tudo por fazer nesta ervilha que fala português e se dá pelo nome de Portugal.
Não consegui ser indiferente. Apeteceu-me levantar, de mão na cintura, afastar o homem que a menos de meio metro avançava para o meu colo, com as bolas que trazia num saco e um meio sorriso gorduroso, e fazer uma peixeirada muito maior da que estavam ali a fazer. Correr com eles um a um do autocarro, esvaziar as bolas vermelhas, amordaçar as mulheres, mandar parar o hino e os vivas a portugal e à selecção e deitar fogo às malditas vuvuzelas por quem nutro uma antipatia profunda.
Neste meio tempo, neste pesadelo que poderia ser hilariante mas que não passou de alguma estupefacção e desilusão, ouvi ao mesmo tempo que pensava mais do mesmo, que a vuvuzela era bem metida onde não brilha o sol. Ri-me com a observação..
De facto quando eu não vou ao encontro do problema, este vem ter comigo. Eu acho que é para que não me falte nada.
Fizeram-se apostas. Se o povo seguia para a nossa paragem ou se ficava pelo Campo Grande. Foram saindo aos poucos. Quando saimos já não havia povo no 36.
Hoje percebi que Modelo é igual a piquenique, igual a música pimba, igual a selecção, igual a povão.
Não sei se gosto desta combinação. Bem sei que isso é indiferente e não tenho de gostar.
Faço compras no Continente, muito raramente no Modelo, piqueniques, já nem sei o que isso é, talvez seja giro mas tenho que escolher as pessoas com quem vou estender a manta, música pimba e o sr. tony carreira, abomino. Da selecção, quem eu admiro é o Carlos Queirós que até nem marca golos e quanto ao povão, façam-me um favor, tenham maneiras, mas se custa muito, então, não tomem de assalto o 36.

7 comentários:

Anónimo disse...

E SE EU TE DISSER K N MINHA BAGAGEM VIERAM 4???????pois é o «ticalo« trouxe-as para as crianças da famíli e para ele, para o «clima» dos jogos............

Anónimo disse...

Pois é, realmente ninguém é obrigado a gostar de festa de futebol e do Tony Carreira (Grande Sr. que canta divinamente e por isso arrasta multidões), mas se te incomoda assim tanto o povo, devias ter apanhado um táxi ou se o enjoo é assim tanto porque não voltas para a tua terra?

Maria Clara disse...

ANONIMO, vou responder ok? Não preciso de o fazer mas geralmente respondo sempre. Porque apesar de Anónimo, não fica sem resposta.
Adoro futebol. Odeio má educação e ordinarice. Adoro andar no 36 e pago bilhete. Não tenho de levar com inúteis, penetras e indigentes que se servem do que é do serviço público só porque sim. Taxi, escolho eu quando devo apanhar, ainda sou livre e independente.E caso não me leia atentamente, sou ANGOLANA e portuguesa. E Não há ANONIMO nenhum que me sugira seja o que fôr, ok? Fico num vómito, mais do que um enjoo, com a ignorância, cobardia, ressabiamento, má formação, falta de amizade e de amor de pessoas assim, sei lá...Ah e quanto ao Tony Carreira, quem quiser que o idolatre e tenha fantasias sexuais com ele, é livre, quanto a mim, não gosto, e ninguém tem nada com isso. Em mim mando eu e na minha cubata também. Entram todos mas não saiem como querem se não são civilizados.
Passe bem e tenha uma boa vida e mais elasticidade ok?
Deus ajuda os simples, educados, bem formados e amigos. Os honestos e corajosos.

KAMBA disse...

XÉEEEEE
tao a ver, num falei ki tenho ki ti cuidar????
más então aki num é tó kubico menina clarinha???? si o kubico é teu voce permites ki uma palhaça vem aki pra ti insurtar?????
esse ki falaram ki canta muinto bem nome dele é kié???? carrera??? qual carrera?? di tiro???? akele bairro ki inxiste lá em malange????
vou inda escutar as canções mas parece lhe chamam «pimba» num é????
tão te xotar na tua terra sabes pruké????? É RAIVAAAAAAAAAAAAAAAAA
uauéeeeeeeeeee sabes akela cuesa ki dói aki no joelho do braço quando você tax com inveja dum mambo ki arguém tem e você num podes ter???? você és sortuda pruki tens nacionalidade da n'guimbi e também do puto, então akelas pessoa feia ki também kiriam mas desconseguem de ter ficam anssim azedas (parece quando comemo tambarino ou cajú ki num tá be maduro)e com toda malcriação vêem ti insurtar no tó kubico.....más então pruki ela tá vir aki pra ti espreitar???? pruké num arranja também kubico dela pra se enfeitar com as kamba dela?????ou num tem?????? se fosse aki na n'guimbi lhe agiamos.............
LHE IGNORA NUM LHE LIGA SÓ YÁ??????
PRA LHE DAR MÁS RAIVA DA FEICE NUM LHE RESPONDE LHE DEIXA MEMO SÓZINHA DEITAR OS FÍGADO CÁ FORA, SE ESPERNEAR......A RAIVA MATA.....
VOCÊ ARGUMA VEZ VISTE PALANCA NEGRA GIGANTE KI SÓ INZISTE AKI NA «TUA» NGUIMBI OLHAR NUMA FORMIGA????????MAKUTO!!!!!!LHE PISA.....LHE COSPE, LHE FAZ NECESIDADE MAIOR MEMO EM CIMA DA CABEÇA.....

PREPARA MBORA TUAS FÉRIAS AKI NA BANDA QUANDO VORTARES COLOCA BUÉEEEEE DE FOTOS DA NGUIMBI PRA MOSTRAR NOS KI GOSTAM OS KI NUM GOSTAM DAKILO KI VOCÊ FALA LHES RESPONDE SÓ

AI AI TUNDA MUGILA, TUNDAKOOOOO

continua tuas escritura, se ri, te dá encontro nos tós avilo (esses encontro ki falaste lá atrás ki foste comer funge e escutar canções antigo, te deram até CDs gravado com as música ki escutaram), fala inda axas memo ki essa invejosa pode? mentiúrraaaaa
prumero num pode ir anssim na casa dos otro pra pitar sem lhi convidarem, segundos si vai no restorante tem ki dividir metade do ki comeu e bebeu, tercero kem ia lhe ofertar CD toalmente sem pagar a luz??????

AXO TOU PRECISAR DI TI MANDAR MABOQUES PRA OFERTAR NAS INVEJOSA

sabes cumé ki vás dar más raiva????? bota só buéeee di música da «TUA» nguimbi de preferencia em kimbundu , vou ti mandar umas boa, anssim ela num vai entender nada e fica BEM BOELAAA.......

o prubulema ki tamo com ele sabes qual é?????? vou ti explicar

A MAKA É A TUA CAPACIDADE DE GOSTAR BUÉ E COMER PASTEL DE NATA E MIKONDE, ENTENDESTE????????

O KIMBO CÚIAAAAA

Anónimo disse...

Mas que palavreado é este? Apareceu-me isto por acaso no google e tentei ler, será chinês? Português não é de certeza.

Anónimo disse...

anónimo(a), Desconheces o Palavreado? Como podem vangloriar-se de ter estado QUINHENTOS ANOS naquelas terras e ufanar-se de conhecer melhor do que ninguém àquelas gentes? Hoje, dizes volta para a tua terra. Ingrato(a). No tempo da árvore das patacas - estão de volta - ai de quem dissesse que não era tuga. Por ter opinião diferente deve voltar para a sua terra"? Oi XOTO, MENTE RURAL, civiliza-te que o país bem necessitado está.
Zezé

Anónimo disse...

mas afinal kem é este «aborto» cobarde k teve a ousadia de te interpelar??????tá confundida certamente, coitadinha ficou sem «público» para dispôr de 1 minuto de atenção e não se conteve, mandou uma «bojarda», «vomitou» a raiva, inveja, despeito.......
ÉS GRANDE AMIGA,não lhes dês troco, só o facto de ela te vir espreitar e só se manifestar com a
«pimbalhada» mostra bem como fazes comichão a algumas pessoas......
O problema é as tuas idas e vindas à terra k te viu nascer, o amor k sentes por ela ao contrário dessa ressabiada k só tem saudades do «poder» e da «rikeza» k cá deixou.......
KEM NÃO GOSTA NÃO COME
XÓOOOOOO FOOOOOORA
TUNDA DAKI SUA DESPEITADA