terça-feira, 29 de junho de 2010

guerreira de Luz

Quando tinha nove anos conheci uma mulher, que podia ser minha mãe.
Era mãe de uma amiga minha. Tinha para além da minha amiga, mais seis filhos.
Criou-os a duras penas.
Foi uma lutadora. Uma heroína.
Amou muito a sua família e foi muito amada.
A mim, manifestou-me um desejo seu muito forte, num desabafo, em 1974, quando não se sabia o que ia acontecer em e com Angola que fosse sempre amiga da sua filha, minha kamba até hoje. Do peito. Como irmã.
Acontecesse o que acontecesse. Que nunca deixássemos de ser amigas e leais a essa amizade.
Temos sido amigas não porque a matriarca pediu, mas porque gostamos muito uma da outra, mas lembro-me sempre desse sábado, ao fim da tarde, na varanda da sua casa. Ambas sentadas, lado a lado, enquanto esperávamos a minha kamba, que tinha saído.
Eu sei que ela gostava muito de mim e eu simplesmente retribuía num prazer muito grande e tranquilo, como filha.
Partiu faz tempo. No final de 2008. Mas este dia, será sempre o seu dia.
Porque é o dia do seu aniversário.
Uma mulher do signo caranguejo, assumidamente leal às suas características. Uma mulher admirável que lutou, sofreu e amou os seus duma forma completa, como só as guerreiras de Luz o sabem fazer.
Por isso aqui estou curvando-me respeitosamente perante a Mulher extraordinária e Mãe extremosa que foi, do Gílio, Lito, Zezé, Dinho, Mimi, Milú e São.
Gente, parabéns pela mãe Linda que vos calhou em sorte.

6 comentários:

Anónimo disse...

Maria Clara, de coração o meu agradecimento.
Zezé

MILÚ disse...

nesse dia TINHA A CERTEZA k quando xegasse à banda leria um post dedicado à minha kerida mãe.......
o 2º 29 de junho sem a presença física dela... ainda me dói muito aceitar a realidade, nenhum ser humano tá preparado pra perder os pais, e só kem não conhece essa dor tem a infeliz ideia de nos tentar «consolar» com frases estúpidas do género( é a vida, paciencia, já tinha 85 anos....)
claro k kem «vomita» uma estupidez dessas ainda tem a mãe por perto, não tem ideia tamanho da dor da perda....
ainda não sei porke sempre me convenci k iamos festejar os 90 anos com pompa e circunstancia como a festa linda dos 80.....Deus não kiz assim, a missão dela aki na terra terminou mas tenho a certeza k onde ker k esteja luta ainda mais por todos nós....
OBRIGADA MÃE POR ME TERES PARIDO.....

A ti AMIGA não agradeço pork AMIZADE não se agradece SENTE-SE E DÁ-SE

NGASSAKIDILA N'GANA ZAMBI PELA KAMBA DIAMI

SÓ QUANDO PERDEMOS A NOSSA MÃE SE CORTA EFECTIVAMENTE O CORDÃO UMBILICAL..........

Maria Clara disse...

Beijos, todos. Abraços de um tamanho sem tamanho.

Anónimo disse...

Querida Clara, parece que a "burrice" me quer desafiar, mas teimosamente vou insistir e la vai mais uma tentativa.Ja e a terceira vez que tento e nada de aparecer o meu comentario.
Pois é, essa mulher que tu descreveste e homenageaste com as lindas palavras que te são peculiares, pois tens essa capacidade de transmitir em palavras o que te vai na alma, é a minha querida e saudosa MAE,que revejo todos os dias nos mais pequenos pormenores, que me faz chorar e me faz sorrir também nas lembranças que tenho dela e que nunca se apagarão. Que Deus te abençoe e te proteja sempre. Obrigada por seres a kamba da minha irma e por te lembrares com tanto carinho da minha Mãe. Um beijo do tamanho da tua amizade.
São Soares

Maria Clara disse...

Minha querida São
Ser amiga de alguém que tem irmãos, significa " casar " com essa família. Porque a amizade baseia-se no mais puro e lindo que existe em nós e que necessitamos relectir nos outros que escolhemos. A família dos amigos que escolhemos são família. Que não escolhemos. Que nos sai em brinde. São o anexo, como diz a tua irmã. E a família é o que temos de mais sagrado.
Não sei sintetizar e por isso esta introdução para te dizer que há muito tempo, quando cresceste e te fizeste mulher, porque és mais novinha que nós e naquela altura notava-se muito, te considero no meu coração, Amiga.
Quero muito bem a todos vocês, à vossa família. Olho os teus filhos e sinto uma imensa ternura por eles.
E não te menosprezes porque de burra nada tens. NÓS SABEMOS com que força, luta e persistência tens conduzido o teu destino. A mãe Eduarda deixou gente que é o reflexo dela. Tambem és uma guerreira de luz e mereces muito ser feliz. Graças a Deus que te vejo a caminho. De coração aberto. E fico feliz. Como eu entendo a tua vida, São! És Linda e fiquei emocionada ao ler as tuas palavras benevolentes acerca da minha escrita. Sabes? Acho que não sou eu que escrevo quando sou um pouco mais " espertinha ", é Alguém por mim, que quer chegar a todos vós.Verdade. Tenho essa convicção.
Obrigada, minha querida por teres lido o post. E teres comentado.
Tens uma Mãe fabulosa que está nos nossos corações e perdurará no sempre de todos os dias através dos tempos e das pessoas que a enaltecerão.Também tu, és uma mulher de sorte, pois o núcleo duro que tens à tua volta é formado por gente especial. Há espíritos assim, de LUZ.
Um abraço do tamanho do olhar de Deus.

Anónimo disse...

Mana Clara,
E assim que te considero, não nascemos do mesmo ventre mas tens sido tão presente nas nossas vidas e é isso que é Familia. Quando a "mãe Eduarda" estava acamada ai em Lisboa, já em casa da Milu, passaste um fim de semana connosco, dormimos as duas na sala, estiveste presente, assim como a Mena Lima nesses dias tão dificeis.No dia em que fiz 50 anos, também ai em casa da Milu, para além do meu filho Marco que era o unico ai presente na altura,da namorada dele, dos meus irmãos, sobrinha, tia, primo e sogros, estavas tu e deste-me um presente que eu amei, uma linda moldura, que tenho na minha estante aqui em Luanda com uma foto minha e do meu caçulinha Tiago. Sabes, ele lembra-se muitas vezes do frango no forno que comemos em tua casa e que estava uma delicia. Vou a Lisboa em Setembro e quero muito estar contigo. Quando vieres a Luanda em Dezembro, também quero ir às quedas de Kalandula, e faço questão que venhas a minha casa e conheças os meus dois netinhos. Pois é, sou mais nova, mas já sou vovo de dois lindos meninos.
Tu também és uma grande mulher, deste a volta por cima, bateste a bola pra frente e tens dois filhos lindos. Deus é nosso AMIGO, dá-nos a força de que precisamos pra seguir em frente. Que a nossa "fraternidade" seja abençoada pela "Mãe Eduarda" lá onde ela estiver.
Beijo da mana
São Soares